Apesar de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, apenas 50% consideram a rede social fácil para realizar compras
Por Giuliano Gonçalves*
Lançado em 2016, o TikTok ultrapassou a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo. Em janeiro de 2022, de acordo com o DataReportal, já eram 74,1 milhões de pessoas participando ativamente da rede só no Brasil. A plataforma, que permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos, também se tornou um canal de vendas para muitos negócios.
Apesar do alcance do TikTok, a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostrou que mesmo com 50% dos consumidores online considerando fácil realizar a compra pelo TikTok, 51% dos entrevistados não confiam no canal para esta finalidade.
Ainda assim, Thabata Requena, Account Manager do TikTok, destacou que em 2022, 54% dos usuários encontraram novos produtos ou novas marcas através do canal e 50% desses usuários tomaram a decisão de comprar.
Facilidade de uso x confiabilidade
O estudo mostrou que a facilidade de uso do TikTok para fazer compras foi destacada por 50% dos entrevistados. “Esse número nos mostra a simplicidade e a intuição que a plataforma apresenta, assim como a facilidade com que os usuários podem navegar, interagir e realizar tarefas. A facilidade de uso é importante porque permite aos usuários acessar e utilizar a plataforma de forma eficiente, sem encontrar obstáculos significativos”, destaca Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
Por outro lado, a maioria dos consumidores diz que não confia no TikTok como canal de compra. “A facilidade de uso está relacionada à experiência do usuário na utilização da rede social, enquanto a confiabilidade diz respeito à segurança, estabilidade e consistência da plataforma”, completa o executivo.
Metodologia
O estudo foi realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, apoiadas pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios. Na ocasião, ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.
*Giuliano Gonçalves para E-commerceBrasil