Uma maneira eficaz de avaliar os líderes é através dos seus funcionários
Como você pode saber se alguém tem grandes habilidades de liderança ou de gerenciamento? Você deve olhar para o treinamento que essas pessoas receberam ao longo da carreira ou para as atividades que realizaram? Embora essas sejam as formas mais usadas pelas empresas, esse tipo de abordagem não costuma ser o suficiente para avaliar a capacidade de gestão de um profissional.
Uma maneira muito melhor de avaliar os líderes é olhar para seus funcionários. Se a equipe de um gerente está evoluindo, sempre pronta para mudanças, estrategicamente alinhada e produtiva, é mais provável que você esteja olhando para um gerente eficaz. Claro, você pode avaliar o desempenho financeiro, de qualidade ou de rendimento do departamento, mas essas medidas geralmente têm mais a ver com a estratégia de negócio do que com o desempenho efetivo no trabalho. Assim, a maneira mais direta de medir as habilidades de gestão de alguém é observando as pessoas que estão sendo gerenciadas.
Existem muitas maneiras de avaliar se alguém é um ótimo gerente, mas se você prestar atenção a esses três sinais, obterá uma avaliação rápida e precisa dos líderes de sua organização. E para gestores individuais, esses três sinais representam um ótimo ponto de partida para acelerar sua trajetória pessoal.
Para começar, procure estes três sinais de boa gestão: se os colaboradores estão aprendendo novas habilidades, se eles podem superar obstáculos e também se são capazes de entender a estratégia da empresa. Veja, na galeria abaixo, como identificar um bom gestor:
Sinal 1: os funcionários estão aprendendo novas habilidades
Quando os profissionais estão sempre aprendendo e expandindo novas habilidades, você obtém vários benefícios. O primeiro deles é a formação de talentos. Se você precisa regularmente procurar alguém de fora da empresa para alguma tarefa nova, não só estará gastando mais dinheiro com isso, mas também está mostrando que a empresa não está desenvolvendo talentos internos. Em segundo lugar, quando os funcionários sentem que estão aprendendo e crescendo, seu envolvimento com os projetos aumenta, melhorando a sua saúde mental e diminuindo a chance de pedidos de demissão.
Infelizmente, com base no estudo “Are SMART Goals Dumb” (“As metas SMART são idiotas”, em tradução livre) da empresa de treinamento de liderança e pesquisa Leadership IQ, sabemos que apenas 35% dos funcionários dizem que estão sempre aprendendo algo novo no trabalho. Enquanto isso, 52% deles nunca, ocasionalmente ou raramente aprendem coisas novas.
Basta pensar em quantos talentos não estão sendo explorados em sua empresa agora e em quão mais diverso seria seu time se ele estivesse aprendendo novas habilidades. De acordo com o estudo, projetos que exigem algum tipo de aprendizado chegam a ser 10 vezes mais inspiradores para os profissionais do que aqueles que dispensam novas qualidades.
Sinal 2: os gerentes estão removendo os obstáculos de seus funcionários
Poucas coisas são mais frustrantes para um funcionário do que passar o dia superando obstáculos em vez de fazer progressos reais. Pode ser desanimador exercer um esforço tremendo por oito horas seguidas apenas para terminar o dia com a sensação de que nenhum passo foi dado. Além disso, a maioria de nós percebeu que, com a pandemia, trabalho híbrido e a turbulência econômica, o número de bloqueios diários aumentou significativamente.