FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Vendas dos shopping centers crescerão em 2018 no Brasil

Vendas dos shopping centers crescerão em 2018 no Brasil

Vendas dos shopping centers crescerão em 2018 no Brasil

Por Gabriel Moura

A previsão é de que o faturamento deve aumentar cerca de 6%

Lojistas que têm seu endereço dentro de shoppings centers devem ficar atentos e ver o ano com boas expectativas. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, o faturamento dos shoppings brasileiros deve aumentar cerca de 6% em 2018 em termos nominais, em linha com o crescimento apurado em 2017.

De acordo com Humai, este será um ano para consolidar os empreendimentos lançados nos últimos anos. Ele prevê que haverá alta de 3% na receita total de vendas dos shoppings. Na avaliação do empresário, o primeiro semestre deverá ser melhor que o segundo, por conta das Eleições. “A eleição injeta dinheiro na economia e, ao mesmo tempo, afeta confiança”, comentou.

A Copa do Mundo também influenciará o setor, favorecendo a venda de eletrônicos, segundo apontou o presidente da Abrasce. Em 2017, os shopping centers faturaram um total de 167,75 bilhões de reais, alta nominal de 6,2% ante ao ano anterior. O resultado ficou abaixo da expansão de 7% que a associação projetava. “Dezembro não foi tão bom quanto esperávamos, pois o Natal foi melhor que 2016, mas pior que o esperado”, explicou o presidente.

O setor encerrou 2017 com uma taxa de vacância de 5,7%, ante 5% apurada ao fim de 2016. A associação projeta algo entre 5,5 e 6% nesse ano e só vê a taxa retornando à média história de 4,5% a partir de 2020. Um dos motivos para que isso ocorra é a taxa de ocupação mais baixa no momento de inauguração dos empreendimentos, disse Humai.

Compartilhar
Rolar para cima