IBGM, Reserva Metais e o “Programa Sou Formal, Sou Legal”

Uma Parceria em prol do Setor Joalheiro

Por Ecio Morais, diretor do IBGM

Como todos nós sabemos a informalidade é um poderoso obstáculo ao desenvolvimento sustentável das empresas e do país. O Programa “Sou Formal, sou Legal” desenvolve uma estratégia de combate à informalidade reinante na cadeia de produção da indústria joalheira no Brasil. O projeto é uma ação articulada e integrada do IBGM, das associações de classe dos Estados e de diversos parceiros, visando alertar, conscientizar e orientar o empresariado do setor para os riscos de se operar na informalidade e as formas de ele organizar seu empreendimento.

Desde o lançamento do Programa, há mais de 10 anos a Reserva Metais, sempre esteve ao lado do projeto seja apoiando institucionalmente a ideia, seja aportando recursos em ações especificas. Agora essa parceria ficou ainda mais forte e comprometida. O IBGM e a Reserva Metais firmaram um Contrato de Apoio e Cooperação onde estão previstas diversas ações de desenvolvimento do projeto como palestras, desenvolvimento de conteúdo, consultorias e o patrocínio do site “Sou Formal, Sou Legal” dentro do Portal da FENINJER na internet. Seguramente, depois desta iniciativa o projeto terá mais força para levar a mensagem da formalização e da profissionalização do ramo para toda a cadeia de produção joalheira.

Diversas medidas já estão sendo tomadas no âmbito da FENINJER, por exemplo, de forma a adequar o evento aos preceitos estabelecidos pelo Programa e pela legislação em vigor. Dentre elas destacamos a filiação do IBGM ao Fórum Nacional de Combate ao Contrabando e a Falsificação, a elaboração do Código de Ética – IBGM em fase final de elaboração, o programa de apoio à organização e adoção das boas práticas de gestão pelas empresas e autônomos visitantes da FENINJER, o maior controle sobre o perfil de expositores, o fortalecimento da participação da AMAGOLD na Feira, dentre outras ações.

Visite sempre o site Sou Formal, Sou Legal no Portal FENINJER, se intere do Programa e tenha acesso a conteúdos relevantes para colocar o seu negócio na trilha da formalidade e do desenvolvimento sustentável.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado