Joias presenteadas pela rainha Vitória vão a leilão

View Gallery
3 Photos
Joias presenteadas pela rainha Vitória vão a leilão

Joias/ Divulgação

Joias presenteadas pela rainha Vitória vão a leilão

Joias/ Divulgação

Joias presenteadas pela rainha Vitória vão a leilão

Joias/ Divulgação

A casa de leilões Cheffins espera que os itens históricos sejam vendidos por valores acima do mercado

Por Caroline Sanches

A imagem que ficou para o mundo era a de uma mulher bastante austera, mas é fato: Rainha Vitória era vaidosa e amava se adornar com belas joias! Prova disso, além do acervo que colecionou com preciosidades de tirar o fôlego, são as joias oferecidas pela monarca a duas de suas afilhadas e que serão leiloadas no próximo mês.

Fascinantes, as peças fazem parte de uma coleção de joias, pratarias, relógios e vinhos que irão a leilão em Cheffins, Cambridge, no dia 5 de novembro. A casa de leilões divulgou que a relação da coleção com a Rainha Vitória começou com Charlotte Anne Thynne, que era apaixonada pelas peças da Rainha. Charlotte Anne Thynne casou-se com Walter Francis Montague Douglas Scott, 5º Duque de Buccleuch, em 13 de março de 1829. O casal era amigo íntimo da Rainha Vitória e do Príncipe Albert, que regularmente visitava sua casa em Dalkeith, Escócia. A filha do duque e da duquesa, Victoria Alexandria Montagu Douglas-Scott era afilhada da rainha Vitória.

Um medalhão presenteado à afilhada do rei, Lady Victoria Scott, é um dos itens que está à venda. Trata-se de uma peça requintada de diamantes, esmeraldas e rubis, tem um preço de venda estimado de £ 3.000 – £ 5.000. A joia ostenta o monograma ‘VR’ na frente, também traz uma gravação pessoal atrás: ‘Para Lady Victoria Scott, em seu casamento em 23 de fevereiro de 1865 de Victoria R.’ Foi presenteado à filha do monarca no dia de seu casamento em 1865, quando ela se casou com Schomberg Henry Kerr, o 9º Marquês de Lothian.

Lady Victoria Scott passou a nomear a rainha madrinha de sua própria filha, Victoria Alexandrina Alberta Kerr (em homenagem à rainha Victoria e ao príncipe Albert). A criança recebeu um presente real de seu batizado, com a Rainha Vitória dando ao bebê uma pérola do século 19 e um broche/pingente de diamante, avaliado em £ 6.000. Relíquias de um passado glamoroso e que as joias são mesmo eternas.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado