Liderança de sucesso

Veja como desenvolver as qualidades de um líder e atingir o sucesso!

Por Conrado Adolpho

Um líder é o responsável por guiar uma equipe e ajudá-la a atingir os objetivos organizacionais. Embora algumas pessoas já nasçam aptas para assumir posições de comando, as qualidades de um líder também podem ser aprendidas.

Mas quais são essas qualidades? Como um profissional que se deseja destacar em uma posição de liderança pode desenvolver essas características? De acordo com a revista norte-americana Forbes, as maiores qualidades que o líder deve ter são: entusiasmo sincero, integridade, boa comunicação, lealdade, ser decisivo, ter competência gerencial, ter autoconfiança e carisma.

Confira a seguir algumas ações para se tornar um líder!

Aprenda com outros líderes

Assim como você deseja servir de exemplo para os outros, também pode aprender com líderes influentes. Então, comece procurando pessoas que você admira para selecionar os traços que você gostaria de desenvolver. Para isso, faça uma lista de líderes atuais e do passado.

Entenda os estilos de liderança de cada um deles e encontre as características que os fizeram ser um bons líderes. Use todas as informações para expandir sua visão sobre liderança e comece a desenvolver suas habilidades.

Estimule as qualidades de um líder

Quais são as qualidades de um bom líder que você tem? Quais ainda precisa desenvolver? Qual é o seu estilo de liderança? Para descobrir essas respostas, busque autoconhecimento — fazer testes é uma forma de começar. Quando tiver as respostas, comece a estimular essas características em seu ambiente de trabalho.

Algumas dicas importantes: seja um modelo, aprenda a ser simpático, ouça mais do que fala, transpareça confiança e seja um pessoa positiva. Não se esqueça de tomar decisões certeiras e rápidas, trabalhe com paixão e motive os demais a se empenharem nas atividades.

Procure por oportunidades de liderança

Além de se esforçar para alcançar as características de um líder apresentadas acima, o profissional precisa se preparar e estar disposto para assumir essa posição. Você pode fazer isso procurando por oportunidades, como assumir posições mais elevadas na empresa ou voluntariando-se para assumir projetos.

Outro possibilidade é investir em um treinamento de liderança para gestores. São ferramentas essenciais para que o profissional possa desenvolver as características desejadas, seja para assumir uma posição de líder ou para melhorar a sua performance.

Quais são os benefícios em investir em treinamento de liderança?

Um treinamento para líderes é capaz de proporcionar o autoconhecimento, ajudar no reconhecimento do estilo de liderança e contribuir para identificar e desenvolver as competências necessárias para o cargo.

A partir daí, o profissional será capaz de entregar melhores resultados e aumentar a performance da empresa como um todo. Por isso, é importante continuar aprendendo. Os benefícios podem ser percebidos no dia a dia. São eles:

Time mais inspirado e motivado

Um gestor bem preparado tem a capacidade de elaborar estratégias que estimulem os colaboradores a buscarem o seu próprio desenvolvimento. Desse modo, ao inspirar e motivar seu time a buscar crescimento profissional, o bom líder contribui para o aumento da produtividade e melhoria de resultados na empresa.

Tomada de decisões mais acertadas

Ao participar de treinamentos, o líder se atualiza. Isso permite que novas técnicas sejam aprendidas, o que, por sua vez, faz com que ele tome decisões mais acertadas e estratégicas para a empresa.

Disseminação de boas práticas

Devido a posição estratégica do líder dentro da empresa, ele pode compartilhar boas práticas com a sua equipe. Isso pode ser feito sem que pareça uma imposição. Por exemplo, se você deseja fortalecer os valores organizacionais, basta o líder incluí-los no seu dia a dia.

Ao ser visto como referência, os colaboradores naturalmente irão incorporá-los. Assim, toda a empresa fica alinhada e direcionada para um mesmo objetivo. Com isso, não é só um profissional que se beneficia, mas todos os envolvidos.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado