Livro apresenta joias que fizeram história

A autora selecionou 100 episódios que remetem à história da relação humana com as joias

Por Clara Lemos

Livro “Jewels That Made History: 100 Stones, Myths & Legends”

Stellene Volandes, especialista em joias, buscou com seu novo livro “Jewels That Made History: 100 Stones, Myths & Legends”, em português “Joias Que Fizeram História: 100  Pedras, Mitos e Lendas”, traçar uma linha do tempo com os acontecimentos que considera importante na história da relação humana com as joias, focando mais no design de joias do que nas pedras preciosas.

No livro de 224 páginas, bem ilustrado e irreverente, a autora ressalta na introdução: “Essa não é a história da joalheria. E não é uma história do mundo. Em vez disso, este livro é uma crônica altamente opinativa de momentos selecionados onde essas forças colidem.” Tateando no campo jovem da pesquisa sobre a história das joalherias, ainda é difícil encontrar fatos e documentação, nem existe cronograma com as principais datas e acontecimentos importantes sobre o tema.

A autora selecionou episódios que começam no período Neolítico, passando por Audrey Hepburn, princesa Diana e indo até Lady Gaga. Volandes nomeou cada episódio com títulos conquistadores, como “They Called It Art Deco”, em português, “Eles chamam isso de Art Deco”, “The Royal Rebel”, “A Realeza Rebelde” sobre um conjunto de jóias que a princesa Diana usou em uma noite de 1985, adaptando um colar de esmeraldas como tiara na testa.

Mesmo que alguns episódios não cheguem a ser considerados marcos históricos do uso de joias, no mínimo, é divertido olhar pra trás e saber sobre esses acontecimentos pouco convencionais. A linha do tempo da história da joalheria de Volandes está repleta desse tipo de entretenimento.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado