Moeda de ouro romana é vendida em leilão e supera valor esperado

A peça remonta a 293-296 dC, ao reinado do imperador romano-britânico Allectus

Débora Rodrigues

Uma moeda de ouro que remonta à Roma antiga foi vendida durante um leilão por cerca de US $ 695 mil, segundo divulgou a casa de leilões Dix Noonan Webb. A peças foi descoberta em um campo por um homem que usava um detector de metais. Ela pesa 4,31 gramas e é descrita como pouco maior que um centavo. Acredita-se que remonta a 293-296 dC, ao reinado do imperador romano-britânico Allectus. Conhecido como aureus, apenas 24 dessas moedas são conhecidas.

O valor da venda superou as expectativas. A descoberta rara atraiu lances ferozes colecionadores que deram lances pelo telefone e online. O objeto foi encontrado por um homem de 30 anos, que no dia fazia buscas no terreno em companhia de seu irmão. Segundo relato, ele há sete anos procurava encontrar algo em um campo arado em Kent, na Inglaterra. Esse homem, que deseja permanecer anônimo, disse em um comunicado: “Eu não posso acreditar, estamos em êxtase! Nós esperávamos que ela fosse vendida por um valor acima da estimativa, mas não cinco vezes o preço esperado”. Segundo relatos, ele acreditava originalmente que a moeda era falsa.

O descobridor disse que irá compartilhar o dinheiro com o fazendeiro que é dono do campo. Segundo Christopher Webb, diretor e chefe do departamento de moedas de Dix Noonan Webb, além de ser uma das moedas romanas mais caras do mundo, esse é o maior valor já pago por uma moeda da Allectus, e agora é a mais valiosa moeda romana cunhada na Grã-Bretanha a ser vendida em leilão. A única outra moeda conhecida do mesmo par de dados está no Museu Britânico.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado