O que as equipes de trabalho precisam saber a partir de agora

As adaptações a novas formas de trabalho, como o home office, dão o tom dos aprendizados necessários em 2021

Por Clara Lemos

equipes de trabalho
Foto: Pexels

As rotinas de trabalho tiveram de se adaptar à pandemia do coronavírus, adotando principalmente o distanciamento social e assim, estabelecendo o home office como a saída possível para a contenção do vírus. A partir disso, empresas e funcionários precisaram se adaptar rapidamente aos novos modos de trabalho, buscando novos aprendizados para serem colocados em prática imediatamente. 

O maior marketplace de cursos online do mundo, a Udemy, divulgou em relatório quais foram as principais buscas de aprendizados em sua plataforma de cursos para empresas, a Udemy for Business, e que devem continuar sendo os temas mais buscados também em 2021, confira os principais temas:

1- Colaboração à distância

A comunicação entre funcionários no ambiente de trabalho é essencial para o bom funcionamento de uma equipe. Como o home office impede as trocas presenciais, os colaboradores sentiram a necessidade de aprender alternativas para viabilizar a comunicação. As buscas por cursos de habilidade em comunicação corporativa cresceram 1585% em 2020, demonstrando ser uma área de interesse cada vez maior.

2- Saúde mental e produtividade

A pandemia e distanciamento social causaram efeitos emocionais e consequentemente afetaram a produtividade dos colaboradores. A adaptação às novas rotinas e a busca pelo equilíbrio emocional fizeram com que cursos como controle de ansiedade e gestão de tempo crescessem consideravelmente ano passado, e demonstra ser uma tendência de busca também em 2021.

3- Gestão e automação de dados

A interpretação e gestão de dados deixaram de ser habilidades necessárias apenas aos profissionais da área, uma vez que as buscas por cursos relacionados aos temas cresceram consideravelmente em 2020. A procura do curso sobre Planilhas Google, por exemplo, cresceu 858% ano passado.

4- Segurança cibernética

Realizando o trabalho em casa, longe das redes seguras das empresas, os colaboradores tiveram que aprender sobre segurança de dados para não sofrerem ataques cibernéticos em suas redes caseiras. A busca por cursos de ethical hacking, por exemplo, subiu 5.598% em 2020.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado