O que fazer para diminuir o estresse da equipe

A pandemia está estressando os nervos dos colaboradores. É bom não ignorar isso e enfrentar o problema

Por Cledson Bernardo

Não bastasse o estresse do dia a dia do trabalho, os colaboradores agora estão expostos as tensões da pandemia. Todos nós, líderes e liderados, estamos vivendo dias de pressão e incertezas. Não há como ignorar isso e exigir o mesmo desempenho e reações dos profissionais da sua equipe. É hora de rever as regras, apoiar os colaboradores, manter firme os propósitos da empresa.

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a liderar sua equipe da forma mais harmônica possível.

Abra espaço para conversas francas e edificantes

Não fique na sua ilha, abra canais de diálogo com a equipe. Mantenha conversas frequentes com todos, ajustando as metas pouco a pouco e de acordo com o contexto e a realidade de cada momento. Proponha um diálogo aberto e franco, mas sem alimentar queixas e reclamações. Indique um caminho construtivos para a conversa.

Defina prioridades, mas flexibilize prazos

O trabalho precisa acontecer, mas o processo não precisa ser estressante. Deixe claras as prioridades e negocie prazos, evitando que as atividades se acumulem e causem ainda mais pressão.

Motive pelo exemplo

Falar não basta, mostre através das suas ações o que espera da equipe, inclusive a motivação. Quando estiver em seu limite, espere até recuperar o vigor e o ânimo para se dirigir aos colaboradores. Evite reclamar e se queixar. Mostre a eles os horizontes que você está enxergando e para onde pretende levar a empresa.

Esteja ao lado da equipe

Especialmente em momentos de pressão, mostre para sua equipe que você também está engajado a fazer o melhor para atingir os resultados dentro do prazo. Além de estimular o trabalho em equipe, os colaboradores passam a ter um maior incentivo para produzir.

Proponha momentos de relaxamento

Incentive os colaboradores a fazer atividades para extravasar o estresse e a pressão do trabalho. Fale sobre a importância de viver momentos prazerosos fora da empresa, e não pensar no trabalho enquanto isso. Seus conselhos têm um peso especial para essas pessoas. Diga a eles o que tem feito e dado resultado.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado