O que todo líder deveria saber para engajar a sua equipe

Comandar uma equipe exige talentos que os palestrantes já dominam. Confira quais são essas ferramentas

 Por Leila Navarro

Foto: Pexels

Ser líder não é um cargo, um papel, um status, uma posição, um personagem, mas sim ser você mesmo acima de tudo! Do mesmo que ser um Palestrante: é algo que vem tatuado na alma. Nunca me esqueço de ter ouvido um dos grandes palestrantes que tivemos neste país, talvez o pessoal da velha guarda deve lembrar bem de Marco Aurélio Vianna. Ele sempre dizia: “Eu quero morrer no palco palestrando.”

 E você líder? Quer morrer liderando?

 Nunca se falou tanto sobre a importância do trabalho em equipe como agora. A procura por indivíduos que tenham habilidade para trabalhar em equipe é cada vez maior, sendo apontada como uma competência essencial. Mas, como um líder interpreta uma Equipe?

Equipe não é somente o conjunto de pessoas que atuam juntas num determinado projeto, cada qual na sua função. O significado é mais profundo: a ideia é que cada integrante saiba qual é a sua parte no grupo, mas que leve em consideração o todo, valorizando o processo inteiro e colaborando com ideias e sugestões. E o resultado da meta estabelecida, seja num projeto empresarial, num grupo voluntário ou numa sala de aula, não é mérito somente do líder. É mérito de todos. Quando fazemos bem a nossa parte, nós damos conta do todo! O que acha desta consciência do todo através da parte?

 

Alguns líderes tomam consciência de seus talentos logo na adolescência, outros podem demorar um pouco mais, o interessante de analisar é que suas atitudes, olhares e formas de pensar, sempre estiveram presentes e visível ao olhar de todos. Pode até ser algo natural, mas às vezes fica  perceptível aos olhos dos outros do que da própria pessoa. Então, você que é líder, leia e procure saber um pouco mais  sobre o que é SER LÍDER e perceba as oportunidades, pois como diria Napoleão Bonaparte: “A capacidade pouco vale sem a oportunidade!”

No momento da Palestra o comando e a liderança está com o Palestrante. Uma Palestra é como uma dança de salão, onde o público é o cavaleiro e o Palestrante é a sua dama. Não adianta o Palestrante dar piruetas se o público não souber segurar. Fica difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar no cavalo, não é mesmo? Então, para lhe ajudar nesse processo de liderança confira algumas dicas que todo Líder deveria saber que o Palestrante sabe:

– Mantenha-se sempre receptivo à mudança. Tratá-la como sua inimiga o fará fracassar. Abrace a diversidade. Não seja reativo, seja criativo;

– Mantenha seus colaboradores envolvidos com as mudanças, tanto quanto você estiver. Elas podem ser vencidas com muito trabalho e inteligência, desde que todos estejam juntos;

– Encare sua realidade, seus desafios e problemas. Só assim é possível virar o jogo e recalcular a rota;

– O bom humor e a educação são fundamentais para qualquer ambiente organizacional. Até mesmo nesse Universo Online. Isso proporciona um ambiente leve, produtivo e criativo;

– Estimule a criatividade e abra caminho para receber ideias, sugestões e críticas. Isso é crucial para o futuro dos negócios;

– Faça elogios, execute um bom Feedback e reconheça o bom desempenho dos membros de sua equipe. Assim a equipe se tornará mais motivada, unida e comprometida com os desafios e resultados.

– Não tema contrariar o senso comum. Decisões ousadas, que sejam baseadas na realidade da empresa, mercado ou negócios, são o caminho para o sucesso.

– Fixe essas palavras no seu vocabulário e repense mais sobre: Autoestima, Autoconfiança, Autoridade, Audiência e Alma;

– Trate bem as pessoas e dê oportunidade para que sejam ouvidas e se sintam dignas e pertencentes à empresa. Dessa maneira você multiplicará outros líderes!

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado