Os influenciadores que estão moldando a nova economia

Conheça os novos artistas criativos que estão dialogando com os jovens no Instagram

Por Erica Mendes

A WGSN acaba de divulgar os perfis de conta do Instagram que estão despontando em criatividade na nova economia digital. Seus autores, tido como artistas contemporâneos, estão dialogando com os jovens e se tornando referência criativa para esse público.

Mas por que os varejistas de joias devem ficar de olho nestes artistas? Porque seus clientes estão! Entender o mood, o estilo, o comportamento e a linguagem, ainda que não tenha haver com o DNA da sua marca, é importante para traduzir o que está chamando (ou desviando) a atenção do seu consumidor.

Criadores de filtros digitais

Os filtros para a tecnologia de RA (realidade aumentada) já alcançaram o grande público. Em 2018, o Instagram lançou uma ferramenta (por meio da plataforma Spark AR Studio do Facebook) para que marcas, celebridades e outros artistas conhecidos possam criar filtros originais de rosto. O Lens Studio, do Snapchat, já está disponível desde 2017. Os novos artistas da RA vêm usando o Instagram e o Snapchat para mostrar suas obras mais famosas, mas também para preservar seu espaço na comunidade artística mundial por meio de exposições, oficinas, encontros e parcerias de marca.

@johwska

@johwska : Johanna Jaskowska é considerada pioneira dentro da nova febre da RA no Instagram, graças ao seu famoso filtro Beauty 3000. A artista de Berlim acumula 733 mil seguidores e, atualmente, tem oito efeitos de filtros de RA para o rosto no Instagram.

@dadeko_: Dadeko é uma personalidade virtual com um público de 14.4 mil seguidores. Além de ser uma das tecnologias criadoras oficiais de máscaras para o Snapchat, ela também possui vários filtros no Instagram disponíveis para uso.

@martinamartian: Martina Martian é uma designer e ilustradora australiana que conquistou um público de 141 mil seguidores por meio de suas obras com citações pessoais sobre empoderamento e felicidade. A artista se comprometeu a lançar um filtro de Instagram novo por semana a partir de junho de 2019.

@fvckrender: Fvckrender é um artista digital de Montreal, que em apenas três anos, alcançou uma audiência de 366 mil seguidores. Com sua estética futurista e cristalina, ele atualmente possui quase uma dúzia de filtros disponíveis no Instagram.

@ines.alpha: Ines Alpha é uma das líderes do movimento digital de maquiagens 3D. Os filtros da artista parisiense têm a beleza como tema e são seguidos por 84.7 mil pessoas no Instagram.

@tokyyto: conhecido profissionalmente como Tomas Posse, o artista digital alcançou a fama em 2019 após criar filtros populares como o “Woop” e, em pouco, tempo já atingiu 824 mil seguidores.

Mestres da pirataria

O termo ‘pirataria’ já não é mais tanto visto como negativo, já que vem se tornando uma nova estética artística. Ao subverter os clássicos logotipos e fazer experiências com produtos de marca, os artistas atuais vêm misturando a arte, a publicidade e a cultura da falsificação, e isso ajuda a reformular o contexto de luxo para o público consumidor mais jovem.

@magnusjuliano

@magnusjuliano: Magnus Juliano é um artista multimídia de Columbus, Ohio. Ele apareceu nos jornais em janeiro de 2019 após estrear uma coleção de tranças africanas em cores vivas com o formato do monograma da Louis Vuitton.

@imran_potato: Imran Potato é um artista e falsificador de 23 anos conhecido por suas releituras de monogramas de grifes famosas como Louis Vuitton e Gucci. Ele aplica seus designs em roupas, objetos e até bonecas, que rapidamente se tornam itens de colecionador para os entusiastas da moda urbana.

@nicolemclaughlin: Nicole McLaughlin, uma artista conceitual e ex-designer gráfica da Reebok, é conhecida por reaproveitar marcas famosas em calçados e roupas. As suas obras subvertem os logotipos de marcas de roupas como Patagonia e Carhartt, bem como o logo de marcas de produtos como Aesop e Dove. O perfil do Instagram dessa artista de proposta sustentável já conta com uma audiência de 151 mil seguidores.

@sportsbanger: Nicole McLaughlin é uma marca e um projeto criado por Johnny Banger, um dos mais famosos falsificadores do Reino Unido. Suas criações são inspiradas pelos logos de marcas famosas entre o consumidor britânico, como Reebok, Slazenger, e até o NHS. Seu perfil no Instagram conta atualmente com mais de 29.5 mil seguidores.

@avanope: Recentemente, Ava Nirui nomeada como a encarregada de projetos especiais para Marc Jacobs, grife esta que ela já usou anteriormente em seus trabalhos. A criação de Nirui mistura logotipos tradicionais e símbolos de marcas modernas de luxo.

@miniswoosh: também conhecida como Alex Hackett, a artista londrina conquistou uma audiência de 112 mil seguidores reaproveitando roupas e acessórios, especialmente peças da Nike. Ela também é dona de sua própria marca de moda urbana criativa, a ALCH

Criadores de memes

Este novo grupo de artistas criativos vem criando conteúdo viral voltado a tudo quanto é tópico, de feminismo e discussões sociais até cultura pop e pirataria de marcas. Usando os meios mais inusitados, estes artistas criam memes e os fazem durar, à medida que constroem um novo espaço para divulgar seu trabalho.

@rinnyriot

@rinnyriot: Rinny Perkins é uma atriz e designer de Los Angeles cujo trabalho combina estética vintage e sátira moderna. Seus memes são colagens digitais inspiradas nos anos 70 que falam de assuntos como feminismo interseccional e cuidados pessoais. Ela tem mais de 34 mil seguidores e uma loja virtual própria, a @shoprinnyriot, que oferece produtos que levam os seus memes.

@tomgalle: Tom Galle é um artista conceitual belga que usa logotipos de marcas como Netflix, Facebook e McDonald’s para criar memes que vão para fora das telas e invadem o mundo real. Galle também tem uma conta só de memes, o @zero.emission.memes.by.2025.

@ka5sh: Ka5sh é um rapper e produtor profissional de memes, que virou celebridade na internet.

O artista de 25 anos mora em Los Angeles e constantemente testa novo conteúdo com seus 56.7 mil seguidores. Músicos e gravadoras já encomendaram seus trabalhos digitais.

@daquan: Daquan Gesese, que é frequentemente apontado como o rei dos memes, tem 12.5 milhões de seguidores. Seu perfil, que no início era uma conta humorística pessoal, rapidamente cresceu e agora é um negócio lucrativo.

@bunnymichael: conhecida como Bunny Michael, Melisa Rincón é uma artista de Nova York que alcançou o sucesso transformando seus memes virais em livros populares, que incluem o Love Notes From Your Higher Self (2018). Ela já conquistou um público fiel de 86.7 mil seguidores.

@sagg_napoli: Sagg Napoli é uma artista e criadora de memes da zona sul de Londres. Em seu trabalho, que inclui performances públicas, bem como vídeos e memes no Instagram, a artista explora as suas tradições napolitanas e também destaca a geopolítica do norte da Europa em comparação ao sul do continente. Essa microinfluenciadora conta com uma audiência de mais de 5.000 fãs.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado