Palestras da FENINJER VIRTUAL 2ª edição trouxeram dicas de comércio online e projeções de vendas para o próximo ano

O evento contou com 8 apresentações de especialistas, uma verdadeira maratona de atualização e conhecimento

Por Clara Lemos

Com as dificuldades que a pandemia trouxe para o setor joalheiro e as novas possibilidades de comércio online, é importante estar atento às projeções de vendas para o próximo ano e entender como adaptar o comércio para o online. Pensando nisso, a 2ª edição da FENINJER VIRTUAL convidou especialistas do varejo e marketing para apresentarem seus conhecimentos aos varejistas do setor joalheiro.

Abrindo o ciclo de palestras, a consultora Patricia Sant´Anna trouxe as principais tendências confirmadas de consumo para o universo joalheiro no Brasil em 2021, com informações estratégicas para a gestão do negócio e para a criação de argumentos comerciais de sua marca. Sant’Anna pontuou “não tem como acharmos que vamos consumir tudo da mesma maneira [pré-pandemia], mudamos a maneira de consumir, o quê consumir e o que é prioridade”, por isso é importante rever as estratégias de venda.

Na segunda palestra Marcia Croce, diretora da DGNG – Design Negócio, escritório de consultoria e marketing, explicou a importância da renovação do estoque, visando a formação de coleções competitivas e de sucesso. Na palestra, ela afirmou que “o grande objetivo é fazer compras assertivas, que dêem um gás e movimento no estoque [dos varejistas], investindo em peças novas que estão vindo com as tendências, prestando atenção no que o estoque está dizendo”.

Em sua palestra, a consultora de imagem Ana Vaz chamou a atenção para a importância das joias na construção da imagem de suas usuárias, pois elas se tornam elementos que empoderam e trazem segurança na construção de um look. Ela diz “uma joia pode trazer para uma usuária elementos riquíssimos de comunicação não verbal e construção da identidade visual.”

Lais Calusni, Strategic Planner na Radar, chama a atenção para a importância da construção estratégica, que pode colocar a marca no imaginário dos consumidores, fazendo-os lembrar de seus produtos não só quando necessitam de joias, mas também de um produto específico para o momento certo. Em sua palestra, Laís falou sobre como transmitir ao seu cliente a confiança na marca e consolidar o seu relacionamento. “O posicionamento da sua marca é a identidade, o que vai guiar e mostrar o que sua marca é e para o quê ela veio, o que ela quer entregar de fato para seus clientes”.

Considerado uma das maiores referências em comunicação digital do país, Breno Koscky foi convidado para falar sobre como posicionar sua marca através do Instagram. A ferramenta é uma das 10 redes sociais mais visitadas no Brasil diariamente. Portanto, estruturar sua presença digital nesta rede social é apenas o primeiro passo de um plano estratégico no mundo online que tenha como resultado as vendas. “O Instagram é a rede social mais forte para trabalhar com imagem, importante para empresas que trabalham com joias, semijoias e gemas”, pontua Koscky.

Cofundadora e CEO da Aldeia, agência de marketing digital first, Tatiana Brugalli palestrou sobre o tema “Atendimento online: o lugar e a vez das redes sociais”. O cenário atual de plena digitalização faz com que o atendimento online ganhe uma relevância nunca vista antes. As redes sociais acabam por se tornar potentes e relevantes locais de diálogo com clientes. Por isso, é estratégico compreender que cada rede tem suas peculiaridades e formas de resposta mais adequadas. Brugalli convidou os varejistas a refletirem maneiras estratégicas de preparar a sua equipe para o atendimento digital.

Em sua segunda palestra para a FENINJER VIRTUAL 2ª edição, Marcia Croce traz o tema “Live Commerce para o varejo: como se preparar”, traçando estratégias de Live Commerce ao varejista como uma ação fundamental para firmar seu diferencial e aplicar da melhor maneira possível o seu capital em produtos e marca. Ela pontua que com a Live Commerce “é possível potencializar as vendas do e-commerce, de forma mais engajada e de maior relacionamento com os clientes”.

Na última palestra desta edição da FENINJER VIRTUAL, o administrador Daniel de Miranda traz uma Metodologia Ágil para administração no setor joalheiro adaptado para o momento que vivemos. Ele pontua que “uma organização ágil é aquela que se adapta rapidamente às oportunidades e realidades que o mercado traz”.

Para conferir ou rever as palestras, acesse o link.

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