Pesquisadores usam ouro e platina para criar a liga metálica mais resistente do mundo

A liga é 100 vezes mais durável do que o aço de alta resistência, tornando-se a primeira liga metálica a se equiparar ao diamante e à safira

Ligas que juntam ouro e platina não são novidade no mercado, mas os pesquisadores do Laboratório Nacional Sandia, nos EUA, conseguiram ir além e criaram um novo material anunciado como o mais resistente do mundo. A combinação leva 90% de platina e 10% de ouro, mas é produzida de uma maneira inovadora.

Segundo o laboratório, a liga é 100 vezes mais durável do que o aço de alta resistência, tornando-se a primeira liga metálica a se equiparar na mesma classe do diamante e da safira, os materiais mais resistentes ao desgaste da natureza. Para se ter ideia do que isso representa, o criador da novidade, John Curry, fez uma analogia com os pneus de carro, afirmando que o hipotético pneu metálico feito com a liga precisaria ser arrastado no asfalto por 1.600 metros para perder apenas uma única camada de átomos. Ou então que seria necessário dar 500 voltas em torno da Terra para desgastar o pneu.

A invenção foi criada a partir de uma tese que contraria os tradicionais estudos de metalurgia, segundo os quais a capacidade de um metal para resistir ao atrito é baseada em sua dureza. Já o pesquisador propôs uma nova teoria que diz que o desgaste está relacionado ao modo como os metais reagem ao calor, não à sua dureza. Ele então selecionou os metais, calculou as proporções e desenvolveu um processo de fabricação para testar sua teoria.

“Muitas ligas tradicionais foram desenvolvidas para aumentar a resistência de um material reduzindo o tamanho dos grânulos,” explicou Curry. “Mesmo assim, na presença de tensões e temperaturas extremas, muitas ligas ficam grosseiras ou amolecem, especialmente sob fadiga. Vimos que, com a nossa liga de platina-ouro, a estabilidade mecânica e térmica é excelente, e não vimos muita mudança na microestrutura durante períodos imensamente longos de estresse cíclico durante o deslizamento”, explicou ele.

A nova liga se parece com a platina comum, branco-prateada, e um pouco mais pesada do que ouro puro. Curiosamente, ela não é muito mais dura do que outras ligas de platina e ouro, mas resiste muito melhor ao calor e é 100 vezes mais resistente ao desgaste.

 

Oferecimento

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado