Pessoas mais resilientes são menos estressadas

Entenda como funciona o cérebro na hora de que nos deixamos dominar pelo estresse 

Por Aline Morandi

Foto: Pexels

Você sabia que pessoas mais resilientes são menos estressadas? Ao longo de milhares de anos de evolução, nós, seres humanos desenvolvemos o sistema racional do nosso cérebro, que reside em grande parte numa área chamada “Córtex pre frontal”. Esse sistema é o que nos faz pensar de maneira lógica, planejar, raciocinar e não tomar decisões precipitadas.

Ocorre que, quando nos sentimos estressados ou perdemos o controle de uma situação, o nosso cérebro acaba sendo dominado pelo lado que chamamos de sistema límbico ou emocional. 

Neste momento ocorre dentro da gente uma reação biológica, e o nosso corpo produz um excesso de cortisona, que é uma substância química associada ao estresse. É nesta hora que reagimos antes de pensar.

Mas a alguns anos atrás, percebeu-se que algumas pessoas lidavam melhor com situações de stress. Então, foi feito um estudo pelo psicólogo Richard Davidson, para avaliar a relação entre o estresse e a resiliência. 

E vejam só, ele descobriu que, nas pessoas mais resilientes, o córtex pré frontal assumia o controle mais rapidamente que o sistema emocional.Na hora em que elas vivenciam alguma situação adversa, problemas, obstáculos ou algum conflito, elas conseguem racionalizar antes de se desesperarem, e por isso conseguem tomar atitudes e decisões mais coerentes.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado