Quer ter ideias novas? Veja com o design thinking pode ajudar a ampliar os horizontes

Método propõe exercitar a criatividade para encontrar novas soluções para questões complexas

Gabriel Moura

Em tempos complexos como o atual, no qual os modelos tradicionais de negócios estão sendo colocados à prova, mudar é preciso. Vários setores estão sendo obrigados a rever seus conceitos e, no ramo joalheiro, isso não é diferente. Empreendedores e gestores se veem cotidianamente obrigados a buscar novas respostas para questões complexas.

O design thinking pode ser uma alternativa interessante para os profissionais que necessitam ver os problemas por uma nova perspectiva, encontrando novas soluções. O método, que propõem deixar o pensamento ir além da lógica cartesiana, vem ganhando espaço entre as empresas mais inovadoras.  A ideia é utilizar uma espécie de modelo mental de designer para criar propostas transformadoras, seja na administração da empresa, ou na criação de um novo produto ou serviço.

O processo é baseado na cooperação entre as pessoas que fazem parte do time de empresa, cada uma agregando com suas experiências e visões de mundo. O objetivo é pensar um caminho inverso, olhando para as necessidades dos consumidores, vendo o que eles desejam, e não no que a empresa quer oferecer.

No mundo dos negócios, essa proposta não é uma novidade. Tim Brown é um dos pais dessa ideia, esmiuçada em detalhes no livro Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias. O especialista defende a ideia de que o Design Thinking é uma viável estratégia de negócios, ideal para gestores criativos que buscam sempre uma maneira de inovar.

“O design thinking se beneficia da capacidade que todos nós temos, mas que são negligenciadas por práticas mais convencionais de resolução de problemas. O método se baseia em nossa capacidade de sermos intuitivos, reconhecer padrões, desenvolvermos ideias que tenham um significado emocional além do funcional, nos expressarmos em mídias além de palavras ou símbolos”, esclarece Brown em sua obra. “A missão do design thinking é traduzir observações em insights, e estes em produtos e serviços para melhorar a vida das pessoas”, sentencia.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado