Tanzanitas transformam garimpeiro em milionário

A sorte de encontrar duas pedras gigantes e ficar rico da noite para o dia

Por Gabriel Moura

Quem nunca sonhou ficar milionário da noite para o dia que atire a primeira pedra! E foram duas pedras no meio do caminho de um garimpeiro que mudaram a vida dele. Após anos tentando a sorte na busca de pedras preciosas, um homem de 52 anos, na África, teve seu trabalho recompensado. Encontrou exemplares raros de tanzanitas.

As pedras, que pesam de 9,27kg e 5,1kg, estavam nas montanhas de Mererani, ao norte do país próximo ao monte Kilimanjaro. Após encontrá-las, Sininiu Kuran Laizer as vendeu ao governo por aproximadamente 3,4 milhões de dólares (R$ 18 milhões).

A descoberta fez a alegria do mercado de joias. Atualmente as tanzanitas estão entre as gemas mais cobiçadas pelos consumidores, especialmente por causa da sua coloração ímpar, uma mistura de azul e púrpura.

O ministro da Mineração da Tanzânia, Doto Biteko, organizou uma cerimônia de comemoração pela descoberta de Laizer e revelou que as pedras são as maiores já encontradas no país, Doto também anunciou no Twitter que as peças ficarão guardadas no acervo do museu nacional.

Segundo Laizer anunciou à imprensa, parte do dinheiro da venda das gemas será investido na construção de uma escola para crianças da comunidade onde vive, no distrito de Simanjiro, em Manyara.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado