Tecnologias para alcançar vantagem competitiva

Confira algumas das principais tendências que irão levar as vendas da sua joalheria a um outro patamar

Gabriel Moura

Que o futuro do varejo passa pela plataforma digital não há mais dúvida. E mesmo segmentos tradicionais como o de joias terão que se adaptar aos novos tempos, de preferência urgentemente. Para quem deseja estar conectado com as novas tendências que vão potencializar as vendas, vale ficar de olho em algumas das tecnologias que estão despontando. Confira cinco destaques do estudo Commerce & Digital Marketing Outlook 2019, realizado pela Criteo, e prepare-se para as oportunidades e desafios que surgirão.

1 – O gasto com anúncios em vídeo aumentará devido a mercados privados

E os aplicativos terão uma grande parcela dos orçamentos de publicidade em vídeo. Os marketplaces privados (PMPs ou Programmatic Direct, em inglês) ganharão uma parcela crescente dos gastos com anúncios desse formato, já que os profissionais de marketing miram no inventário premium e no melhor desempenho exibindo anúncios com filme em sites de alta qualidade. Nos smartphones, o conteúdo de vídeo é visto pelos usuários principalmente por meio de seus aplicativos populares. Por isso, os apps geram uma parcela cada vez maior de gastos com anúncios em vídeo.

Em 2019 os PMPs impulsionarão mais gastos com anúncios em vídeo por meio de canais de publicidade programáticos. O inventário de vídeo da TV conectada (CTV) e Over-the-Top (OTT) está vendo uma demanda crescente e a tendência provavelmente se tornará superaquecida em 2019.

2 – Marcas e varejistas se juntarão para capitalizar os dados omnichannel

Marcas e varejistas estão procurando oportunidades fora dos conhecidos gigantes. Muitos começarão a fazê-lo desenvolvendo seus recursos omnichannel por meio da colaboração e do compartilhamento de dados. Os varejistas podem, por exemplo, compartilhar dados de POS e inventário em tempo real com marcas e ambos podem acessar as análises e insights para planejar promoções e eficiência operacional.

Para as marcas, os insights do consumidor são fundamentais para tomar as decisões corretas de investimento quando se trata de produtos. Os gigantes da tecnologia oferecem muito pouco para as marcas a esse respeito – e a colaboração com outros varejistas pode ajudá-los a acessar informações do consumidor em grande escala.

3 – Adoção ampla da IA no marketing digital

A inteligência artificial gerará mais gastos com anúncios por meio de canais on-line. Em 2018, várias empresas de marketing digital anunciaram seus investimentos utilizando-se dessa tecnologia para desenvolver soluções que oferecem personalização avançada e melhor engajamento do usuário utilizando o machine learning.

A IA permitirá que os profissionais de marketing compreendam melhor seu público e forneçam mensagens altamente relevantes e personalizadas. Veremos empresas com grandes conjuntos de dados e fortes capacidades de publicidade computacional começando a liderar o desenvolvimento e a oferta de soluções e sistemas de publicidade digital baseados nessa tecnologia para reduzir a fraude publicitária.

4 – As operações de anúncios digitais passarão mais das agências para a própria empresa

Soluções baseadas em nuvem e inteligência artificial permitirão que as marcas mudem cada vez mais suas operações de compra de mídia digital das agências para a própria empresa. O foco atual e os desenvolvimentos contínuos em torno da regulamentação dos dados do consumidor acelerarão essa tendência, pois as marcas e os varejistas desejarão ter maior propriedade e controle de seus dados de usuário. Além disso, trazer operações de anúncios internamente pode levar a uma economia significativa de custos e a um tempo de resposta mais rápido.

O controle sobre os dados do usuário será uma grande prioridade. Em um esforço para ter um controle maior sobre os dados do usuário e o posicionamento dos anúncios, mais empresas continuarão a movimentar suas operações de anúncios, incluindo compras pagas em redes sociais, exibição e programáticas em 2019.

5 – Uso crescente de tecnologias de voz e visual no marketing digital

Combine relevância com conveniência. O uso de tecnologia visual e de voz (agrupada em sensoriais) no marketing digital se tornará mais aparente em 2019. Poucos texto e imagem podem prejudicar quando os consumidores pesquisam produtos. Com a pesquisa por voz, o envolvimento se torna mais conveniente e mais significativo para os profissionais de marketing e os consumidores em cada etapa da jornada de compra.

De acordo com a consultoria Gartner, as marcas que irão redesenhar seus sites para apoiar a busca visual e por voz e fornecer experiências mais interativas e envolventes terão um aumento de até 30% nas receitas do comércio digital até 2021. Marcas e varejistas que lideram a otimização de seus sites para pesquisa com essas tecnologias conquistam compradores que procuram informações instantâneas em qualquer lugar. Eles poderão ter interações mais atraentes e eficazes com os consumidores.

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