FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

10 fatos que você não pode ignorar sobre esmeraldas

10 fatos que você não pode ignorar sobre esmeraldas

10 fatos que você não pode ignorar sobre esmeraldas

Por Gabriel Moura

Informações e curiosidades sobre uma das gemas mais cobiçadas da joalheria

1. A esmeralda hoje ocupa lugar de destaque nas vitrines de joias brasileiras. Estima-se que, depois dos diamantes e das pérolas, a gema é uma das mais procuradas nas joalherias.

2. A Colômbia ainda é reconhecida como fonte das melhores esmeraldas produzidas no mundo. É o país que mais produz essa pedra preciosa, cerca de 60% da produção mundial. O Brasil é o segundo, produzindo apenas 15%.

3. Muitas esmeraldas que vemos nas coleções atuais são mais translúcidas e tem coloração mais clara do que as esmeraldas antigas.

4. As esmeraldas colombianas mais famosas são as produzidas em Muzo, El Chivor e Somondoco.

5. Verde é a cor genérica da esmeralda, mas há cinco classes distintas de classificação: verde azulado, verde ligeiramente azulado, verde muito ligeiramente azulado, verde ligeiramente amarelo e verde profundo.

6. A cor verde profundo é a mais formosa, a mais escassa, a mais valiosa, mas também a mais exclusiva, a que só se encontram nas entranhas da Colômbia.

7. Em tese, uma esmeralda de qualidade superior pode chegar a custar mais do que um diamante do mesmo tamanho, pois uma gema dessa categoria, sem imperfeições, é muito rara de ser encontrada.

8. A esmeralda “Duque de Devonshire”, que pesa 1,383.93 quilates, é considerada uma das maiores já encontradas.

9. As primeiras esmeraldas que se têm registro foram encontradas no Egito por volta de 1500 aC.

10. Uma esmeralda de 1 quilate parece maior do que um diamante do mesmo peso. Isso porque a gema tem densidade mais baixa.

Compartilhar
Rolar para cima