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3 emoções que vão guiar o consumo até 2027 — e o que isso significa para o seu negócio

3 emoções que vão guiar o consumo até 2027 — e o que isso significa para o seu negócio

3 emoções que vão guiar o consumo até 2027 — e o que isso significa para o seu negócio

Estudo global mostra que alegria, cansaço e desconfiança vão influenciar as decisões de compra. Veja como sua marca pode se preparar para esse novo consumidor

Guia consumidor do futuro emoções WGSN3

Por Debora A. Leite*

As emoções estão moldando o futuro do consumo. Segundo um estudo internacional da consultoria WGSN, “Consumidor do Futuro”, até 2027 três sentimentos vão guiar as escolhas das pessoas: alegria estratégica, desvontade e otimismo cético. De acordo com a empresa, marcas que oferecem leveza, simplicidade e confiança terão mais espaço no coração (e no carrinho) do consumidor.

Entender essas tendências é essencial para criar produtos, serviços e experiências mais conectadas às necessidades reais do público. Confira as estratégias:

1. Alegria estratégica: leveza que gera conexão

Depois de anos de crises e estresse coletivo, o consumidor busca marcas que transmitam bem-estar e inspiração.

Empresas que cultivam positividade e humor de forma autêntica tendem a se destacar. O relatório aponta que isso pode aparecer em campanhas mais humanas, no atendimento empático ou até em experiências de marca que despertem alegria.

2. Desvontade: simplifique a vida do cliente

O desejo de desacelerar e “se livrar de responsabilidades” está ganhando força. Em um cenário de excesso de tarefas e informações, consumidores valorizam empresas que tornam o dia a dia mais simples. 

Por isso, apostar em soluções práticas e comunicação direta, além de facilitar a jornada do cliente, desde o atendimento até a entrega, será um diferencial competitivo.

3. Otimismo cético: transparência é o novo valor

Com o avanço da inteligência artificial e das novas tecnologias, cresce o chamado otimismo cético: o público acredita no potencial da inovação, mas desconfia de seus riscos.

Por isso, transparência e ética se tornam indispensáveis para gerar confiança. O consumidor quer saber e valoriza marcas que explicam o que fazem. No entanto, mostrar como sua empresa usa tecnologia, dados e IA de forma responsável é um caminho, aponta a pesquisa.

* Por Debora A. Leite para Pequenas Empresas e Pequenos Negócios

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