Stylus destaca mudanças que impactarão os negócios no próximo ano
Por Erica Mendes
Especializada em análise de tendências e geração de insights para diversos segmentos, a Stylus, que tem sede em Nova Iorque e Londres, acaba de divulgar 5 macrotendências que impactarão os negócios em 2019.
Segundo Charlie Gilbert, autor da publicação, “um novo ano está no horizonte e será muito diferente de 2018”. Os próximos doze meses serão pautados, principalmente, pelo desejo do consumidor de explorar o novo por ele mesmo.
Conheça cada uma das macrotendências e reflita como a sua marca capitalizará as oportunidades que se apresentam.
- A nova corrida espacial
Um fascínio crescente com o futurismo espacial se anuncia à medida que as viagens espaciais comerciais se tornam uma perspectiva cada vez mais real. Em 2019, esse fascínio começará a influenciar uma série de setores – de moda e interiores a materiais e design de produtos.
Esse interesse renovado na ciência impulsionadora de fronteiras afetará a imaginação dos consumidores e, em particular, os rumos das indústrias de design, como a joalheria, e entretenimento.
2. Sustentabilidade Mainstream
A sustentabilidade não é um conceito novo, mas, no próximo ano, ela será popular. Ao conceber algo novo, os criadores estão considerando a expectativa de vida do produto, a economia de compartilhamento e o crescimento do movimento de revenda. E os consumidores estão rejeitando a obsolescência embutida nas tecnologias que usam.
Isso está dando origem a um novo mundo de criação e fabricação de produtos – que reconhece o caos climático e não apenas a mudança climática. A sua empresa está preparada para fazer parte deste mundo em um momento em que os consumidores conscientes estão buscando marcas que, de fato, lideram esse tema?
3. Marcas como amigos
Em 2019, sua marca precisa considerar não apenas o que parece, mas o que o parece e sente. Graças à crescente popularidade dos assistentes de voz, wearables e tecnologia móvel, as interações da marca estão cada vez mais invisíveis.
Para vencer nesse ambiente, sua marca deve adotar uma personalidade humana que fale a linguagem do consumidor.
4. Cor como terapia
Novas experiências multissensoriais estão descobrindo o efeito das cores na emoção humana. A cor pode realmente melhorar a nossa saúde e melhorar o nosso bem-estar? Os cromoterapeutas acreditam que sim, e é por isso que, no próximo ano, as marcas mais visionárias começarão a explorar o potencial da cor como uma terapia alternativa.
As marcas devem usar as cores terapêuticas em seus serviços, ambientes e produtos para envolver os consumidores com necessidades cada vez mais pautas pelo equilíbrio e pela redescoberta.
5. Humanos retomam o controle
Em 2019, os humanos retomarão o controle. Temores sobre automação, enxurrada de fake news e sobrecarga de tecnologia se tornaram excessivos. Agora, os consumidores estão desesperados por uma dose de realidade – e eles procurarão por marcas que possam ajudá-los a abraçar o físico, o emocional e o pessoal.