Estudo da Euromonitor com mais de 40 mil consumidores aponta temas que pautarão as decisões de compra neste ano

Recentemente, a Euromonitor apresentou suas apostas para as principais tendências que pautarão o consumo ao longo de 2025, fruto do resultado de sua pesquisa realizada em 2024 com 40.236 consumidores conectados à internet de 21 países.
O estudo destaca cinco movimentos, além de apontar o que esperar do comportamento das pessoas. De modo geral, a crença é de que o pensamento a longo prazo será uma tônica entre eles.
Resumidamente, o foco em termos de consumo será em saúde, dinheiro, sustentabilidade, exigência e inteligência artificial (IA). Além disso, considerando o olhar mais atento do consumidor com o futuro, questões como valor agregado na compra, qualidade, funcionalidade e benefícios tendem a serem guias nas escolhas de consumo.
Conheça abaixo mais detalhes sobre as mudanças comportamentais, consideradas significativas pela Euromonitor.
1. Saúde
Os consumidores estão dedicados a viver mais e melhor: 52% buscarão hábitos mais saudáveis para os próximos cinco anos, gerando a busca por soluções preventivas e personalizadas de saúde.
2. Pagamentos
Os consumidores se mostrarão ser mais estratégicos nas compras, considerando muito mais fatores como valor e benefícios a longo prazo. Por conta disso: 72% estão preocupados com o aumento do custo de itens cotidianos; 48% planejam economizar mais dinheiro em 2024; apenas 18% fazem compras por impulso e 57% pesquisam extensivamente produtos e serviços.
3. Sustentabilidade
Embora os detalhes específicos não estejam nos resultados de busca, a tendência sugere um foco em soluções ecologicamente conscientes.
4. Exigentes e consciente
As informações coletadas indicam uma decisão mais seletiva e consciente do consumo, relacionada às escolhas à disposição.
5. Uso de IA
‘Ambivalência’ é a palavra que define a relação do consumidor com a tecnologia. Apesar do uso da IA apresentar reflexos positivos na sua aplicação no dia a dia, ela não passa desapercebida, gerando certas preocupações aos usuários.
*Com informações da Euromonitor e do E-commerce Brasil