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As 6 tendências que vão dominar a joalheria em 2022

As 6 tendências que vão dominar a joalheria em 2022

As 6 tendências que vão dominar a joalheria em 2022

Entrevistamos especialistas para entender o que vai fazer sucesso dentro do segmento neste ano

Por Rachel Garrahan*

Crédito: Imagem Vogue

A joalheria continua a ser uma faísca brilhante em meio à tristeza que permeou nossas vidas pandêmicas nos últimos dois anos. Embora a indústria tenha enfrentado seu quinhão de problemas graças a lockdowns e restrições de viagens, muitos de nós nos voltamos para as joias – uma compra de satisfação eterna, se é que já houve uma – enquanto férias e restaurantes permaneceram frustrantemente fora dos limites.

Não por acaso, a necessidade de nossas joias despertarem alegria nunca esteve tão forte. Enquanto o ciclo das tendências gira mais lentamente na joalheria do que na moda, não há como negar a mudança de direção que fez o desejo coletivo apontar para cores elétricas e um ar de diversão. Sophie Quy, vice-presidente executiva da Threads Styling, diz que a tendência da moda dopamina se estende tanto às joias quanto às nossas roupas, com clientes se apaixonando por combinações ousadas de marcas como Anabela Chan, Marie Lichtenberg e Savolinna.

Graças à tendência Y2K (que tem Bella Hadid e Dua Lipa como adeptas), o clima de diversão tem feito corações, smiley faces e cogumelos fazerem sucesso na joalheria. Para Mie Ejdrup, cofundadora da multimarca de joias Finematter, 2022 será um ano que reforçará o desejo de agradar a si mesmo na escolha das peças. “É como se estivéssemos arquivando todas as antigas regras e tradições de estilo e avançando com uma ideia central: as joias devem ser pessoais e divertidas”, ela diz.

Joias sempre foram uma compra emocional, mas parece que estamos mais interessadas do que nunca em escolher peças que reflitam quem somos, seja através de símbolos do zodíaco, pedras do mês do nascimento ou iniciais. As pessoas querem um talismã, algo que as faça se sentirem seguras nesses tempos incertos. Outro aspecto disso são as mensagens positivas. Tanika Wisdom, compradora da multimarca MatchesFashion, acredita que joias com “mantras de bem-estar” (como fazem as grifes Lauren Rubinski e Rosa de la Cruz) continuarão sendo desejadas por clientes em 2022.

Para a joalheira Ana Khouri, trata-se menos de tendências de estilo e mais de uma mudança abrangente – de joalheiros e amantes de joias – em direção a uma abordagem mais sustentável de produzir e comprar joias. “Todo mundo está ficando mais consciente em respeito ao ambiente e a maneira como vivemos, produzimos e consumimos”, diz ela. “Na Ana Khouri, trabalhamos apenas com ouro extraído de forma justa e pedras preciosas de origem responsável e ética.” Sua nova coleção ainda apresenta jacarandá reciclado de um baú antigo encontrado na casa de sua família em São Paulo.

Muitos joalheiros estão descobrindo que os clientes estão cada vez mais receptivos a reciclar suas peças e comprar itens usados. Josephine Odet, chefe de compras e vendas VIP do e-commerce Omneque, diz que filmes e séries como Casa Gucci e And Just Like That levaram a um aumento no interesse por peças vintage. Na verdade, ela diz, as compradoras estão investindo em “raridades acessíveis”, peças da história do design como anéis de caveira vitorianos que são únicos, mas que não muito caros.
Kimai, marca de joias que usa diamantes de laboratório, acaba de lançar o Second Life, um serviço no qual clientes podem restaurar ou reformular uma peça antiga. “Depois de conversar com nossa comunidade, percebemos que muitos de nós têm peças paradas em nossas caixas de joias. Queríamos fornecer uma solução sustentável para isso”, diz a cofundadora Jessica Warch.

“Acho que as pessoas estão procurando comprar melhor. Para tomar decisões conscientes e investir em peça feitas com materiais de alta qualidade que irão durar uma vida inteira”, diz Ejdrup da Finematter. O varejo eletrônico teve uma resposta instantaneamente positiva aos seus serviços Renew and Recycle, lançados em setembro passado e que incentivam o pensamento circular e o consumo consciente entre os proprietários de joias.

Outra coisa que veio para ficar no longo prazo: comprar joias online, e isso inclui itens caros que antigamente clientes faziam questão de experimentar antes de passar o cartão de crédito. “Desde 2019, vimos a categoria de joias se fortalecer, com crescimento de três dígitos”, diz Wisdom da MatchesFashion. Na Threads Styling, a categoria continua sendo uma das que mais cresce, com um aumento de 40% em comparação a 2020. A longo prazo, um relatório recente do Business of Fashion em pareceria com a McKinsey & Company estima que as vendas globais de joias online devem crescer de 13% para 18 a 21% do total de vendas de joias entre 2019 e 2025, totalizando de US$ 60 a US$ 80 bilhões.
Abaixo, confira as seis maiores tendências que prometem dominar a joalheria em 2022.

1. Moda dopamina
A tendência de cores ousadas e que fazem você sorrir continuará a ser a última moda na joalheria este ano. De acordo com Libby Page, editora sênior de mercado do e-commerce Net-a-Porter, correntes enfeitadas são uma das apostas. Marcas como Gigi Clozeau, Pascale Monvoisin, Brent Neale e Sydney Evan lançam versões cada vez mais originais com materiais como cerâmica e elos com diamantes e outras pedras preciosas.

Acessórios da Savolinna (Foto: Divulgação)

2. Vale tudo
Você é time ouro ou prata? Minimalismo ou maximalismo? Simetria ou assimetria? A boa notícia é que você pode ser o que quiser em 2022. A regra é que não há regras. Ejdrup, da Finematter, diz que misturar metais está na moda em 2022, como mostram as marcas Charlotte Chesnais e Delfina Delettrez. Ligas próprias das joalherias, como a Trinity da Cartier, também tem sua vez na equação.

Princesa Diana, uma das primeiras adeptas do mix de metais com seu anel Trinity da Cartier (Foto: Tim Graham)

3. Mais é mais
A influência das décadas de 70 e 80, incentiva a rejeição as joias delicadas e quase inexistentes em favor de itens mais marcantes. Para os clientes da VIP Threads Styling, isso se traduz em joias poderosas de designers independentes como Suzanne Kalan e Nikos Koulis. “As pessoas estão se arrumando de novo e querem se divertir depois dos últimos dois anos”, diz Quy.

Saint Laurent verão 2022 (Foto: Getty Images)

4. Hora de brincar
Nosso amor por uma joia divertida não mostra sinais de diminuir. De acordo com Wisdom da MatchesFashion, peças lúdicas não são mais sinônimo apenas de bijuterias. Marcas como Alison Lou e Yvonne Leon conquistaram clientes com joias nesta pegada.

Dua Lipa, uma fã de joias divertidas (Foto: Reprodução/Instagram)

5. Apego emocional
“Vimos um interesse crescente em peças personalizadas – uma mistura de iniciais, signos do zodíaco e pedras de nascimento”, diz Miranda Rose Williams, vice-presidente de relacionamentos com designers da Finematter. Tudo tem a ver com encontrar a peça pela qual você se identifica, diz Quy, seja o medalhão ‘Love You To The Moon And Back’ de Marie Lichtenberg ou as pulseiras de chakra coloridas de Ananya.

Meghan Markle com colares personalizados (Foto: Reprodução)

6. Consumo consciente
Os consumidores de joias estão cada vez mais se sentindo motivados a tomar decisões sábias sobre suas escolhas. O maior desafio é acabar com o greenwashing. Não existe uma resposta exata, mas exigir rastreabilidade e transparência das marcas é fundamental. Você também pode optar por comprar vintage ou ter algo que você não usa mais reciclado e transformado em uma nova peça preferida. De acordo com o relatório State of Fashion, estima-se que até 2025, 20 a 30% das vendas globais de joias serão influenciadas por considerações de sustentabilidade, desde o impacto ambiental às práticas de fornecimento ético.

Brincos vintage da Celine disponíveis através do Finematter (Foto: Divulgação)

 

Por Rachel Garrahan* para Vogue

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