Por Carlos Py
A conectividade permite a implantação de ferramentas que usam dados para ampliar a relação dos consumidores com a marca, como sistemas de CRM, inteligência de dados e inteligência de negócios (BI). Porém, o desafio é extrair informações úteis que ajudem a conhecer os clientes mais a fundo: saber do que gostam, como agem, quando consomem e várias outras questões inerentes ao comportamento dessas pessoas.
A evolução digital que estamos presenciando possibilita que as redes de varejo adotem e implementem tecnologias capazes de transformar o processo de compra do consumidor, por meio de uma experiência personalizada e memorável, aproveitando cada compra como um ativo importante para fidelizar clientes.
No mundo todo, diversas redes já estão oferecendo experiências de conectividade que eliminam as barreiras entre o mundo digital e o ponto de venda físico. É o caso da disponibilização de um portal do cliente em que é possível, por meio do check-in via Wi-Fi, visualizar no próprio smartphone do consumidor sugestões de compra ou promoções personalizadas. Isto é, um reflexo do perfil de consumo individualizado.
São funcionalidades nascidas no e-commerce que começam a ganhar o seu espaço também no mundo físico. É o fenômeno chamado Omnichannel, que se caracteriza pela fusão entre os canais oferecidos por uma empresa, de forma com que o cliente não sinta diferenças entre os atendimentos on e off-line. Em uma loja de roupas, por exemplo, é possível comprar uma peça on-line e experimentar ou retirar a mesma peça na loja física.
O fato é que a transformação digital é um mar de oportunidades no qual varejistas precisam mergulhar de cabeça. Só assim, acompanhando as mudanças e as tendências, é possível criar diferenciais relevantes e encontrar soluções que usem informações e tecnologia a favor do negócio.
Desde 2013, Carlos Py atua como diretor de Ofertas Cross da Linx, sendo responsável pelas soluções de Conectividade, Telecom e a plataforma de emissão de CF-e em todos os produtos da Linx.
Fonte: Infotec