FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018

Como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018

Como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018

Pesquisa aponta o crescimento de 135% no consumo de vídeos na web contra 13% na TV e o Youtube como a principal plataforma online

Por Erica Mendes

A pesquisa Video Viewers, realizada pelo Google, em parceria com o Instituto Provokers e a Box 1824, chega em sua quinta edição contando quais são as preferências atuais dos brasileiros para assistir vídeos. De cara, a pesquisa revela que, desde quando ela começou a ser feita em 2014, houve um crescimento de 135% no consumo de vídeos na web contra 13% na TV.

TV versus Web

Em 2014 os brasileiros ficavam, em média, 22 horas semanais na frente da TV, já em 2018 ficam quase 25 horas, pouco mais de 13%. Em compensação, o número de horas assistindo vídeos na web saltou de 8 horas semanais para 19, apresentando um crescimento de 135%. Esse resultado aponta uma forte mudança de hábito e a tendência de que, no futuro bem próximo, os vídeos onlineterão maior audiência do que a telinha.

Mas o que desperta tanto a atenção dos consumidores para os vídeos online? 80% dos que acessam a web buscam conteúdos que a TV não oferece.

Smartphone versus Smart TV

O smartphone ainda é o aparelho preferido de 75% dos brasileiros para ver seus vídeos online. No entanto, desde 2017, também há um crescimento no uso das Smart TVs, que pode ser explicado pela queda nos preços destes aparelhos e dos incentivos de compra por ocasião da última Copa do Mundo.

 As motivações do consumo de conteúdo em vídeos no Brasil

A pesquisa traz os quatro principais drivers motivacionais da busca de conteúdo no formato de vídeo, apontando as intenções de quem assiste: entretenimento 38,7% – a pessoa quer se divertir, conhecimento 29,8% – a pessoa quer se informar, conexão 22% –  a pessoa busca sentir algo em conjunto e identidade 9,2% – a pessoa busca se encontrar.

Youtube: a plataforma que encabeça a mudança de hábito

Segundo Maria Helena Marinho, Market Insights Manager, o Youtube é a plataforma “que trouxe uma nova forma de consumir esse tipo de conteúdo, levando as pessoas a serem mais ativas e a se empoderarem”.

No Brasil, ele já tem o segundo maior sharede vídeos assistidos no Brasil. Ainda segundo a executiva, “ a pesquisa Video Viewers mostra que ele é o campeão da preferência das pessoas para assistir a vídeos, além de ser o 2º maior destino para o consumo desse formato no país, ficando apenas 3 pontos percentuais atrás da líder, a TV Globo”.

Analisando a audiência da TV e dos canais online, a Globo e o Youtube têm a maior proporção de vídeos assistidos em cada uma das quatro motivações de consumo de vídeo no Brasil.

Quando questionadas sobre o atrativo do Youtube, as pessoas disseram que as principais tendências e os assuntos do momento aparecem primeiro nessa plataforma.

O resultado completo da “Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018’ está disponível aqui.

Compartilhar
Rolar para cima