Pesquisa aponta que, em 2022, os consumidores se sentiram mais confortáveis usando apps móveis para realizar suas compras
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Sua joalheria já tem um aplicativo como mais uma opção de canal de compras? Se ainda não, fique atento! Segundo o relatório “Expectativas do consumidor brasileiro sobre segurança de aplicativos móveis”, elaborado pela Appdome, 90,3% dos consumidores brasileiros se sentiram mais confortáveis usando aplicativos móveis do que computadores em 2022; o número representa 18% a mais do que os consumidores globais.
Divulgado no último dia 1°, o estudo ainda aponta que 35,9% dos brasileiros se sentiram “extremamente confortáveis” ao realizar compras usando aplicativos móveis, um aumento de 54,7% frente ao ano anterior e 58,1% acima da média global de 22,7%. 43,5% dos brasileiros fazem compras no smartphone o tempo todo e apenas 8,9% declararam preferir usar o computador ou a web em vez de apps.
Uso de apps
Em relação ao número de apps utilizados por dia, os brasileiros (73,7%) estão quase no mesmo nível que os consumidores globais (77,2%), entre aqueles que usam de um a 10. No entanto, o número de brasileiros que utilizam de 11 a 20 apps diariamente é 7% maior do que os consumidores globais. A parcela nacional dos que usam mais de 20 aplicações é 33% maior do que a mundial.
À pergunta “O uso do seu app favorito aumentou nos últimos 12 meses?”, 52,3% responderam que passaram mais tempo nesses aplicativos, contra 41,1% globalmente. Os consumidores brasileiros também foram mais de 95,3% mais propensos a gastar dinheiro usando apps, em 8,4%, contra 4,3% no mundo.
Apps mais usados
Dentre os três tipos de apps mais usados pelos brasileiros com alta frequência estão: mídias sociais (60,1%); mobile banking (47,6%); carteiras digitais, aplicativos de transferência de dinheiro e pagamento (46%); e delivery de comida (38,7%).
Em todas as categorias, exceto nas mídias sociais, os brasileiros superaram a média global de uso. Para carteiras digitais, foram 58,6% maiores, para pedidos e entrega de alimentos, 42,3%, e para apps bancários móveis, 13,9%.
Recursos de segurança
85,9% dos consumidores se preocupam com a segurança, afirmando que “protegê-los contra ameaças de segurança, fraude e malware é tão importante quanto novos recursos” ou “segurança é mais importante que novos recursos”. 64,6% afirmaram que proteção contra “ameaças de segurança, fraude e malware é tão importante quanto os recursos do seu aplicativo”. Apenas 14,2% declararam que é melhor “focar em recursos, não em segurança” ou que “recursos vêm em primeiro lugar”.
77,1% dos brasileiros disseram que se sentem “um pouco confortáveis”, “muito confortáveis” ou “extremamente confortáveis” compartilhando dados pessoais em apps. Os que se sentem “muito à vontade” ou “extremamente à vontade” em compartilhar dados em apps ficaram em 85,8%. Por outro lado, os brasileiros que dizem preferir o computador para compartilhar dados são apenas 10,1%, ou 26,7% menor do que globalmente.
“Os dados do relatório da Appdome representam a importância de enfatizar que o consumidor brasileiro espera segurança nos aplicativos que utiliza, principalmente no que diz respeito aos mais utilizados em sua rotina. Percebemos que mais usuários estão avaliando as marcas de acordo com a segurança que elas oferecem” disse Tom Chris Roeckl, CPO da Appdome.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa contemplou dados e respostas de 25 mil consumidores móveis em 12 países, incluindo Brasil, Argentina, Austrália, Colômbia, Alemanha, Israel, Holanda, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e os Estados Unidos.
O relatório completo pode ser acessado em https://www.appdome.com/global-consumer-cyber-security-survey/.