Por Erica Mendes
Os estereótipos do consumidor sênior estão sendo desconstruídos. Hoje, esse público está conectado e atento a tudo, com comportamentos muito similares aos dos jovens millennials: estão online (80% da população acima de 50 anos faz compras pela internet), se preocupam com beleza e estilo de vida, e querem ter suas expectativas atendidas. O detalhe que os difere e que abre um leque de oportunidades para a joalheria é que os consumidores maduros estão economicamente ativos no mercado e têm poder de compra.
A pesquisa Primavera-Verão 2017/18 do Senai Mix Design – apresentada na 65ª FENINJER pela consultora Marcia Croce – apontou o fenômeno das ‘Vovloggers’: as vovós estilosas que estão nas redes sociais, com milhares de seguidores (Instagranny). Essas mulheres seniores (acima de 70 anos) gostam de se adornar e apreciam as joias. Muitas delas têm como referência estética os ícones das décadas de 40 e 50, que foram o auge de sua juventude. São exigentes e querem peças cuidadosamente pensadas para valorizar a sua atual beleza, pois sua pele e orelhas têm agora uma nova textura. Destacam-se as joias com design que remete às décadas passadas e as peças extravagantes e ousadas. Os chockers, as pulseiras largas, a correntaria grossa e os elos grandes fazem parte do mix de produto dessas idosas ‘jovens’.
O poder de influência dessas ‘Vovloggers’ é tão forte que já fez surgir um novo nicho formado pelas Yoldies: jovens que se identificam com a maturidade sênior e que gostam de se vestir como idosas, têm hábitos antigos como tricotar e bordar, têm prazer em cuidar da casa e gostam de tudo o que é vintage. E, assim como as vovós, também usam joias: modelos com estética retrô e materiais alternativos e/ou com design contemporâneo e matérias-primas antigas. Cabe ainda o uso do metal com aspecto envelhecido ou desgastado, as joias religiosas, as que celebram os ritos de passagem e as que enaltecem a família.
Veja na galeria, a seleção que fizemos dos lançamentos apresentados nas vitrines da 65ª FENINJER que representam esta Conexão entre o passado e o presente.