Estudo aponta que o comportamento de consumo na América Latina está mudando radicalmente
Por Alicia Mares*
Um estudo desenvolvido em conjunto pela Kantar e McKinsey aponta que os hábitos de consumo na América Latina estão mudando radicalmente, impulsionados pela busca por valor, pela ascensão dos canais digitais, pelas marcas próprias e pela modernização dos formatos tradicionais.
O documento, intitulado ‘State of Grocery Retail Latam’, mostra como os consumidores da região estão ajustando seu comportamento em resposta às mudanças econômicas e aos novos formatos de moradia.
Após uma perda de 25% no poder de compra desde 2020, os consumidores estão adotando estratégias mais inteligentes, como preferir apresentações menores e diversificar seus canais de compra. Nesse contexto, o comércio digital está crescendo quatro vezes mais rápido que os canais tradicionais, com as plataformas online superando os níveis da pandemia graças à sua praticidade e ofertas personalizadas.
O estudo também destaca a ascensão de marcas próprias, que combinam qualidade e preço, e formatos de varejo focados em valor, como lojas de desconto e lojas de conveniência. Esses fatores estão transformando o cenário de consumo na região, adaptando-se a um consumidor cada vez mais omnicanal e sensível a custos.
O ‘State of Grocery Retail Latam’ foi desenvolvido com dados de 14 países da região e demandou mais de cinco anos de pesquisa.
*Alicia Mares para Fashion Network