Estes foram alguns dos insights trazidos pelo estudo conduzido pela KPMG com mais de 30 mil entrevistados em 11 países
A sustentabilidade tem cada vez mais moldado o consumo da população e se tornado uma pauta latente. Cerca de 85% dos consumidores no mundo realizaram mudanças no estilo de vida e em comportamentos com o intuito de serem mais sustentáveis. Além disso, para 75% dos brasileiros, a inovação tecnológica é fundamental para soluções mais sustentáveis.
Estes foram alguns dos insights trazidos pelo estudo “Eu, minha vida, minha carteira”, conduzido pela KPMG com mais de 30 mil entrevistados em 11 países. Esta foi a primeira vez que a pesquisa apresentou um recorte especial focado nos fatores ambientais, sociais e de governança.
O levantamento ainda indica que, para 76% dos entrevistados em escala global, proteger o meio ambiente é mais importante que uma economia em crescimento. No mesmo tema, 86% concordam ser um dever de todos reduzir, reciclar e reutilizar o máximo possível.
“Isso comprova que a distância entre os valores e os comportamentos do consumidor diminuiu significativamente. A maioria está, de alguma forma, tomando medidas pessoais para ajudar a mitigar problemas ambientais e sociais”, destaca Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul. Para o executivo, essa é uma das razões pelas quais as práticas ESG devem ser consideradas em todo o contexto geral da companhia.
O estudo também trouxe o conceito de “consumidor baseado em valores”. A análise pretende entender como isso pode afetar a maneira como os consumidores escolhem as marcas. Além disso, indica também como estas companhias precisam evoluir para acompanhar o ritmo de transformação da sociedade.
“Atualmente, o maior obstáculo para o envolvimento do cliente em programas de sustentabilidade é a falta de entendimento ou conscientização do que o indivíduo pode realizar para fazer a diferença, bem como considerações de preço”, explicou Leonardo Giusti, sócio-líder de Experiência do Consumidor da KPGM no Brasil e América do Sul.
Juntamente ao mapeamento de hábitos e transformações dos consumidores, a pesquisa estabelece um relatório para auxiliar empresas a operacionalizarem aspectos ambientais, sociais e de governança. São cinco etapas a serem seguidas para responder à demanda por sustentabilidade e atender às expectativas dos clientes.
Fonte: Mercado&Consumo