Débora Rodrigues
Os homens estão comprando mais. E para a felicidade dos empresários, eles têm um comportamento que as mulheres apresentam há anos. Com isso, especialistas prevêem o crescimento das vendas e apostam em estratégias para atrair esse “novo” consumidor.
E foi de olho nesse comportamento que a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio) fez uma pesquisa inédita que aponta para o crescimento da venda de joias o público masculino. “Realmente, essa é uma tendência confirmada: os homens vêm se adornando muito mais e em todos os segmentos de moda eles se tornaram um consumidor importante, até para diversificar o consumo”, explica a presidente da Ajorio, Carla Pinheiro.
Os dados da pesquisa realizada pela Ajorio foram coletados entre os associados e segundo apuração, o crescimento na venda para o consumidor masculino foi de 10% nos últimos três anos, enquanto pelo menos 20% dos consultados indicaram um crescimento superior a 30%. Outro dado mostrado é que homens na faixa etária entre 25 e 35 anos são os que mais compram. Os produtos mais procurados são cordões e correntes, seguidos por anéis e pulseiras.
“É muito interessante a gente observar isso, pois tenho um filho de 11 anos que usa anel de prata e os amigos usam também. Isso é importante até para rejuvenescer o produto”, diz Carla. Segundo ela, a entrada desse novo consumidor nos negócios é significativa para o setor. “Você ganha uma parcela de mercado que não era atingida por produtos de luxo, cosméticos e os próprios acessórios, no caso as joias”.
Regina Machado, especialista em joias e consultora da AJORIO, avalia que os homens estão mais à vontade para expressar sua individualidade, por isso usa mais joias. Segundo a consultora, a prata e o couro se destacam nas linhas masculinas. Pedras em tons escuros, como ágata e pedra vulcânica são as favoritas. As pulseiras em couro, anéis, cordões e pingentes são os itens mais procurados.