Mais criteriosos, consumidores prezam pela confiança e reputação da marca para investir em itens de alto valor
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Por Nigel Taylor*
As pressões do custo de vida não são apenas reservadas para famílias com pouco dinheiro. Os consumidores de luxo da Geração Z e da Geração Y estão mais criteriosos, “priorizando qualidade e sustentabilidade” em suas escolhas de alto padrão, de acordo com um novo estudo.
Para esses consumidores, “o luxo vai além do produto, e também implica em uma experiência de compra perfeita e segura”, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma bancária europeia Tink, com mais de 2.000 consumidores do Reino Unido e mais de 500 comerciantes de alto padrão do Reino Unido.
A pesquisa diz que a Geração Y, “muitos agora em seus anos de pico de ganhos, e a Geração Z, uma potência emergente de gastos”, estão impulsionando uma mudança em direção ao “luxo acessível” — priorizando qualidade, sustentabilidade e experiências de compra seguras e perfeitas”.
Os dados mostram que as duas faixas etárias estão comprando a maior parcela de itens de luxo — com média de 16 e 14 itens por ano, respectivamente — “representando uma oportunidade de mercado significativa para comerciantes de alto padrão”.
Mas atualmente 62% da Geração Z de luxo e 68% dos consumidores da Geração Y entrevistados “estão hesitantes em fazer compras on-line de alto valor devido ao medo de falha de pagamento e fraude”. Os dados da Tink mostram que nesses grupos que compram produtos de luxo e de alto valor, a segurança do pagamento é uma das principais preocupações para 58% e 64%, respectivamente.
A pesquisa também mostra que 36% e 42%, respectivamente, querem um método de pagamento sem taxas ocultas, enquanto 34% e 38% exigem um que minimize a fraude. E essa apreensão se traduz em hesitação, com mais da metade (56%) e (52%) relutantes em fazer compras on-line de alto valor devido ao medo de falha no pagamento e fraude.
E em um mercado competitivo, soluções de pagamento seguras e flexíveis oferecem aos comerciantes “uma vantagem”, com 68% dos comerciantes de alto padrão pesquisados planejando atualizações de pagamento este ano. Junto com essas demandas, há uma “experiência de pagamento simplificada como um elemento crítico da jornada de compras”. Em resposta, 85% dos comerciantes entrevistados agora estão focados em oferecer uma experiência de pagamento perfeita e segura.
Enquanto isso, esses consumidores também estão se tornando mais criteriosos com suas compras, optando por produtos que combinam qualidade com produção ética. Os principais motivadores para a compra incluem 73% dos Millennials e 64% da Geração Z entrevistados que desejam investir mais em compras de qualidade que durem. A sustentabilidade também desempenha um papel fundamental na tomada de decisões, com 63% da Geração Z e Millennials (62%) dispostos a pagar mais por itens feitos de forma ética.
Três quartos de ambos (76% e 75%) também estão dispostos a pagar mais pela reputação da marca, “refletindo a importância da confiança – particularmente em áreas como segurança de pagamento – em suas decisões de compra”.
Lucy Grant, diretora de estratégia comercial da Tink, disse: “Entender as preferências em evolução dos compradores da Geração Z e Millennials é fundamental para os comerciantes que buscam permanecer à frente no mercado de alto valor e luxo. Esses clientes de alto valor exigem mais do que apenas um produto premium”.
“A confiança e a reputação da marca nunca foram tão importantes para os consumidores ao gastarem seu dinheiro arduamente ganho, por isso é essencial que os comerciantes proporcionem tranquilidade aos consumidores quando se trata de fazer compras de alto valor”.
*Nigel Taylor para Fashion Network