Consumidores entre 21 e 39 anos respondem por quase 60% das vendas nos Estados Unidos
Por Gabriel Moura
O aumento no número de pessoas que pertencem aos grupos das gerações de millennials e Z criou oportunidades importantes para a indústria joalheira. A afirmação é da De Beers em seu relatório Diamond Insight de 2018, divulgado nesse mês.
Essas duas bases responderam por dois terços da demanda mundial de joias com diamantes no ano passado, com a geração de millennials – aqueles com idades entre 21 e 39 anos – responsável por quase 60% das vendas nos Estados Unidos, segundo a empresa. Enquanto isso, os consumidores mais velhos da geração Z – com idade entre 18 e 20 anos – compraram 5% de todas as peças de joalheria com diamantes.
O poder de compra da geração do milênio ultrapassará a taxa dos Baby Boomers (com idade entre 53 e 71 anos) permanentemente até 2020, indicou o estudo. “Embora ambas as gerações desejem diamantes tanto quanto as gerações que vieram antes delas, há novas dinâmicas em jogo”, disse o CEO da De Beers, Bruce Cleaver. “Esses diamantes podem agora estar em diferentes designs de produtos, usados para simbolizar novas expressões de amor e pesquisados e comprados de diferentes maneiras para marcar diferentes momentos da vida”.
No relatório, a empresa identificou três áreas-chave que as joalherias devem focar para atrair novos tipos de compradores. Millennials e Gen Z ainda querem seguir a tradição no amor e no casamento, mas cada vez mais buscam produtos personalizados e experiências que reflitam seus valores e preferências individuais, explicou a De Beers. Enquanto o mercado de noivas representa 27% da demanda de jóias de diamantes nos principais países consumidores de diamantes, os clientes mais jovens também estão interessados em presentear com diamantes como um sinal de amor ou romance. Esse segmento representou mais 12% da demanda total em 2017.
Os profissionais de Marketing também devem estar atentos a respeito da atitude “sempre ativa” das gerações e da demanda por uma experiência perfeita de canal omni na compra de produtos. Estratégias orgânicas – em oposição à publicidade paga – têm melhor repercussão junto a esses consumidores, especialmente se o Marketing for “autêntico, divertido e inovador”, acrescentou a mineradora.
Além disso, os consumidores da geração Y e da geração Z mostram grande preocupação com causas sociais e fornecimento responsável. Os vendedores de diamantes devem, portanto, ser mais proativos na comunicação do bem que a indústria e suas marcas promovem em todo o mundo. Eles também querem que as empresas mostrem a eles que o fornecimento é Ético, em vez de apenas dizer isso.