Pesquisa Movimentos Geracionais, da HSR Specialist Reaserches, refuta a ideia de que as novas gerações estão mais desapegas e destaca digitalização e propósito
Captar os desejos e as complexidades das gerações mais jovens está entre os principais desejos e ambições do mercado. De olho nesse desafio, a HSR Specialist Reasearches desenvolveu a pesquisa Movimentos Geracionais, que pretende identificar verdades e mitos sobre os valores e o consumo desse público.
Realizado em março, o estudo ouviu mil pessoas das classes A, B e C, com idades entre 18 e 65 anos, nas principais capitais brasileiras.
O primeiro mito identificado pela pesquisa tem a ver com a ideia de que as gerações mais jovens estão mais desapegadas. Segundo o estudo, os aspectos que a Geração Z, jovens entre 18 e 15 anos, mais valorizam são: amor (63%), família (60%), confiança (52%) e segurança financeira (44%).
Ainda que as definições e formatos desses atributos possam ter se transformado, a pesquisa indica que eles permanecem atuais.
Em contrapartida, mais do que outras gerações, 47% do público da Geração Z disseram valorizar a saúde mental. Eles também estão entre os que mais se consideram ansiosos e/ou depressivos ao lado dos millenials, Geração Y.
Relacionamento bancário pautado no digital
Ainda que desejem desenvolver relacionamentos reais, as soluções do mundo digital exercem grande atratividade junto às gerações mais jovens. Exemplo disso é sua relação com o sistema financeiro. Na pesquisa, um terço dos jovens entre 18 e 25 anos afirmaram não precisar de um banco que tenha agência física e concentram suas movimentações no ambiente digital.
Propósito das marcas
De acordo com o estudo, o propósito é um critério extremamente relevante tanto para a Geração Z quanto para Y no momento da escolha de suas marcas de consumo. Em ambos os grupos, 53% dos respondestes disseram preferir marcas com propósito. Entre os que têm de 41 a 60 anos, a taxa cai para 39% e para 35% no caso dos maiores de 61 anos.