Por Débora Moura
Aproveite a tendência para oferecer mais de um produto
Usar vários anéis na mesma mão e vários deles em cada um dos dedos não é mais considerado exagero. A moda permite fazer essas combinações em que entram peças de estilos variados, que reúnem desde modelos menores até os exageradamente grandes. Empilhar anéis quebra todas as regras, e não é preciso usar um em cada mão. O único limite é a sua criatividade e vale investir em peças que se casem e interajam para oferecer em sua joalheria.
O segredo para o sucesso de uso destas jóias é que quem adere a essa tendência deve sentir-se confiante. O cliente pode escolher, por exemplo, anéis que têm a ver com seu estilo ou que signifiquem algo. Combinar peças delicadas que reúnem anel de noivado, de casamento e outros que marcam alguma data com aqueles mais modernos. O ideal é que quanto mais alegre for a combinação, mais provável que ele compre.
A simetria pode ser outro meio de trazer equilíbrio para anéis empilhados e de se considerar ao oferecer aos clientes. Usar peças iguais ou semelhares nas duas mãos, ou mesmo uma única pilha deles entre dois maiores. Ensine a jogar com tamanhos também. Afinal, jogar com tamanho e escala é uma ótima maneira de usar pilhas de anéis. Recomende anéis finos no anelar e mais grossos nos polegares. As possibilidades são infinitas!
Uma das tendências mais modernas agora é usar anel acima das articulações dos dedos. Eles são projetados para ficarem mais altos e podem criar espaços realmente interessantes entre pilhas de anel mais densos. Outra maneira mais descolada é selecionar peças de diferentes famílias de metal. Misturar prata com ouro, metais diversos, cores diferentes e mostrar combinações que se casam.
Para acompanhar essa tendência, um funcionário pode ser destacado para sugerir peças e ajudar o cliente a encontrar anéis perfeitos, que combinem. Há joalherias que investem nisso treinando estilistas e até oferecendo um anel grátis na compra de vários grupos. O ideal é aproveitar-se dessa tendência a abusar do estilo.