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Musa da terceira idade é a nova estrela da campanha Gucci

Musa da terceira idade é a nova estrela da campanha Gucci

Musa da terceira idade é a nova estrela da campanha Gucci

A grife convocou Tippi Hedren, de 88, para mostrar diversidade e empatia com pessoas dessa geração

Por Débora Rodrigues

Muitas marcas têm se atentado ao fato de que os consumidores seniores são parte importante do mercado e investem em estudar suas necessidades e hábitos de compra. Assim, buscam tendências de consumo dessa geração em vários mercados, incluindo o de joias, para identificar oportunidades de produtos para o setor. As empresas já se ligaram de que não apenas os jovens têm se conectado à tecnologia e buscado outras formas de comprar.

A Gucci foi uma dessas que percebeu que era momento de encontrar uma nova musa sênior e convidou a atriz de Hollywood Tippi Hedren, de 88 anos, para estrelar sua nova campanha. A grife segue a mudança que está acontecendo dentro da indústria para abraçar campanhas onde haja a diversidade e também que atinja um nicho de mercado que antes era ignorado: o dos seniores.

No ano passado, Lauren Hutton estrelou anúncios para a Calvin Klein Underwear aos 73 anos – desafiando a ideia de que apenas mulheres de 20 e poucos anos poderiam modelar sutiãs e roupas íntimas. Anteriormente, a Gucci também lançou a atriz de 79 anos, Vanessa Redgrave, em uma das suas campanhas. No Brasil, o banco Itaú fez campanha utilizando duas avós, conhecidas como vovloggers – as vovós que de um tempo para cá começaram a usar em seu dia a dia várias tecnologias modernas para comprar, se comunicar e se conectar ao mundo.

Essa tendência foi exposta na pesquisa Senai Mix Design Primavera-Verão 2017/18 e apresentada durante a FENINJER pela consultora Marcia Croce. Para exemplificar, ela citou o surgimento dessas ‘vovloggers’. E mostrou que essa geração até então deixada de lado está presente nas redes sociais, faz compras pela internet, se comunica usando tecnologia e também é parte importante do mercado de consumo. Mulheres seniores, que têm mais de 70 anos, que gostam de joias e têm como referência os ícones das décadas de 40 e 50, que foram o auge de sua juventude. E estas mulheres passam a imagem de credibilidade e ajudam as marcas a alcançar pessoas que ainda não se renderam aos seus produtos. As marcas, independente da área em que atuam, sabem que precisam falar com todos os clientes e não apenas abraçar seus principais segmentos.

E Tippi é um exemplo ideal. Ela foi uma modelo de sucesso nos anos 50. Agora, mais de cinquenta anos depois, a lendária atriz volta às raízes como o rosto dessa mais recente campanha da Gucci. Como atriz, foi uma das loiras icônicas de Alfred Hitchcock, tendo atuado em 1963 em Os pássaros e em 1964 em Marnie. Aos 88 anos, Hedren, é mãe de Melanie Griffith e avó de Dakota Johnson, que também seguiram seus passos.

Na campanha, Tippi surge como uma misteriosa cartomante lendo as palmas das mãos de jovens modelos e uma bola de cristal. Ela usa vários braceletes de ouro em camadas, juntamente com anéis da marca. E veste um vestido estampado Gucci projetado por Alessandro Michele. “Tenho muitas roupas, jóias e bolsas, todas coloridas e amo muito o meu guarda-roupas. Acho que isso ajuda a manter você jovem. Embora eu esteja no final dos meus 80 anos, não deixo a idade ditar qualquer coisa que eu use, seja moda ou jóias”, diz a bela e conservada atriz.

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