Chamada de Pay Later, a função permite que os usuários parcelem compras diretamente no app, com todo o processo de parcelamento sendo gerenciado pela Apple
Por Mariana Missiaggia*
Chamada de Pay Later, a função permite que os usuários parcelem compras diretamente no app, com todo o processo de parcelamento sendo gerenciado pela Apple.
Em mais uma de suas apresentações, a Apple divulgou nesta segunda-feira, 06/06, as suas novidades durante a edição de 2022 do evento Worlwide Developers Conference (WWDC).
Em meio às atualizações, a companhia americana anunciou o Apple Pay Later – uma possibilidade de parcelamento de compras. No último ano, executivos da Apple já haviam mencionado o interesse em entrar no mercado de Buy Now Pay Later, na tradução para o português, compre agora e pague depois.
A expectativa é de que a nova função esteja disponível até o final deste ano junto com a atualização do iOS para a versão 16.
De acordo com a gigante da tecnologia, os usuários poderão dividir de forma prática e segura o custo de uma compra feita pelo Apple Pay em até quatro parcelas iguais que devem ser quitadas num intervalo de até seis semanas e que podem ser realizadas a cada 15 dias.
Disponível inicialmente nos Estados Unidos, o serviço será disponibilizado para todos os usuários do Apple Pay futuramente, incluindo o Brasil. A função de dividir o valor da compra vai aparecerá no momento de concluir o processo, ao lado da opção de realizar o pagamento integral da compra.
A Apple não explicou exatamente como o formato irá funcionar, mas no exemplo mostrado pela empresa, o usuário que optar pelo parcelamento vai acabar pagando juros pela operação. Uma cafeteira de US$ 170, por exemplo, passaria a custar US$ 185 com a opção de parcelamento ativa.
E como tudo acontece dentro do aplicativo, o consumidor não precisa da permissão do vendedor ou lojista para dividir suas compras, já que tudo ocorre diretamente no aplicativo da Apple.
O Apple Wallet, chamado de Carteira no Brasil, vai lembrar aos usuários sobre o pagamento das parcelas para evitar atrasos.
A novidade marca a entrada da Apple num novo mercado e acirra a disputa no crediário digital. Um estudo realizado pela consultoria canadense Precedence Research aponta que o mercado de Buy Now Pay Later movimentou R$ 125 bilhões em 2021. A expectativa é de que esta cifra escale mais de 43% por ano até 2030, quando deve movimentar mais de U$ 3,2 trilhões no mundo.
*Mariana Missiaggia para Diário do Comércio