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O mercado de NFTs e o souvenir Digital

O mercado de NFTs e o souvenir Digital

O mercado de NFTs e o souvenir Digital

Entenda como essas novas tecnologias podem fomentar o seu negócio

Por Erica Mendes

O metaverso está criando novas fontes de receita e oportunidades para o varejo. Por isso, mais do que entender que os NFTs não são apenas imagens colecionáveis, é saber que novas estratégias mostram como as marcas podem usar esses tokens digitais para aumentar suas vendas, incentivar a fidelização e impulsionar o engajamento do público.

Os NFTs, imagens digitais colecionáveis que carregam características únicas e costumam ser comercializadas através da plataforma Ethereum, cimentaram a presença das criptomoedas no imaginário popular. De acordo com o WGSN, após um breve período de queda na segunda metade de 2021, a venda de NFTs cresceu 704% (US$ 10,67 bilhões) no terceiro trimestre em comparação com o trimestre anterior.

“O poder do NFT vem causando um impacto enorme no cenário cultural. Hoje, tudo pode ser tokenizado e vendido: de nomes de domínios descentralizados e itens de jogos a tweets e memes. À medida que o blockchain (que verifica a autenticidade dos NFTs) e os tokens digitais passam a fazer parte da cultura de massa, surgem novas formas de combater a falsificação e garantir o engajamento do público, como souvenirs digitais, brindes tokenizados e itens digitais colecionáveis”, aponta o relatório ‘Varejo no Metaverso’ da gigante de tendências.

Decentraland é uma plataforma baseada em navegador de mundo virtual 3D. Os usuários podem comprar terrenos virtuais na plataforma como NFTs por meio da criptomoeda MANA, que usa a blockchain Ethereum. Foi aberto ao público em fevereiro de 2020 e é supervisionado pela Fundação Decentraland, sem fins lucrativos.

Souvenirs digitais

Com a popularização dos tokens de participação, conhecidos na sigla original como POAPs, o antigo lema “se não tem foto, não aconteceu” será em breve atualizado para “se não virou token, não aconteceu”, é o que alertam os especialistas de tendências de consumo.

Cada vez mais usados por organizadores de eventos e nas comunidades Web3 (também conhecida como Web 3.0), os POAPs são souvenirs digitais em formato NFT hospedados no xDai, uma sidechain sustentável compatível com a criptomoeda Ethereum. Embora outras versões dessa tecnologia já existam, o POAP é o protocolo mais difundido dentro das comunidades Web3.

Criados inicialmente para registrar eventos importantes (como uma agenda do Facebook para o blockchain), os POAPs também podem ser utilizados no segmento empresarial. Essa tecnologia já foi usada por marcas como a ATARI, em shows virtuais em conferências como o NFT NYC, onde empresas e vendedores locais organizaram uma ‘caça ao tesouro’ de POAPs que culminou numa rifa e aumentou o movimento de uma série de lojas físicas e digitais.

Mas, como os POAPs podem ser usados no varejo? Segundo o WGSN, esses tokens se adaptam muito bem a estratégias de venda clássicas. “Eles podem ser usados como brindes na compra de produtos exclusivos ou como souvenirs de eventos físicos, como liquidações, conferências, shows, palestras, ativações e campanhas em lojas físicas. Quando uma marca ou organizador cria um POAP, ele tem a opção de anunciar seu evento no calendário do sistema, que é aberto ao público e à comunidade POAP”.

“Entre outras funções, os tokens digitais podem facilitar o acesso a bases de dados, aumentar a fidelização e coletar informações. Os POAPs também são uma ótima ferramenta de engajamento, visto que eles oferecem uma série de serviços integrados, como chats privados, rifas e competições”.

E aí? Já sabe como o seu varejo irá criar novas estratégias de vendas e de relacionamento com seu público através destas tecnologias?

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