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Os homens são mais do luxo do que as mulheres

Os homens são mais do luxo do que as mulheres

Os homens são mais do luxo do que as mulheres

Estudo revela que, diferente das mulheres, os homens ricos da geração millennial se interessam mais por produtos de luxo do que por experiências

Erica Mendes

Hoje em dia, a maioria dos consumidores de luxo demonstram uma clara preferência por experiências do que por produtos físicos. No entanto, em janeiro, a Ipsos mostrou que os homens ricos da geração millennial tendem a ser mais favoráveis ​​às negociações em categorias tangíveis do que o sexo oposto.

A multinacional francesa de pesquisa de mercado apresentou as descobertas do seu estudo Global Affluent Study, realizado no último trimestre de 2018, o qual revelou que cerca de dois terços dos consumidores são direcionados às experiências, mas que 40% dos homens demonstram interesse por mercadorias físicas. Junto com esse desejo contínuo por um material de luxo, os homens também demonstram mais sentimentos positivos em relação aos produtos premium e de luxo, tornando-os um alvo-chave para as marcas.

“Os homens são mais do luxo do que as mulheres”, disse Michael Baer, ​​vice-presidente sênior da Ipsos. “E o mais importante são os homens milênios que estão à frente desses dados. “Homens ricos gostam de luxo e, literalmente, não conseguem o suficiente”, disse ele. “Eles abraçam o luxo sem vergonha e querem mais”.

Desde a recessão, o luxo está em uma trajetória ascendente. Mais da metade dos consumidores afluentes estão otimistas em relação às perspectivas econômicas, refletindo o desempenho do mercado de ações. Essa positividade também está se manifestando nos planos de compra de artigos luxo. Cerca de 75% dos afluentes compram luxo hoje, em comparação com uma pesquisa da Ipsos realizada em 2016, quando apenas 64% haviam comprado luxo. Cerca de 16% também planejam aumentar seus gastos de luxo em 2019, em comparação com apenas 9% em 2016. Os consumidores estão mais propensos a comprar eletrônicos, mas também relógios, joias, carros, bebidas e pacotes de férias.

Os entrevistados – consumidores abastados com uma renda familiar mínima de US$ 125.000 – não consideram o luxo uma necessidade, mas um excesso que traz alegria. Ao analisar a diferença que separa os produtos premium das ofertas de luxo, a Ipsos descobriu que para esses consumidores o premium está ligado às qualidades tangíveis, como materiais, enquanto as características emocionais impulsionam o posicionamento de luxo. E, portanto, o premium tem mais conotações positivas do que o luxo.

A compra de luxo desencadeia emoções mistas de prazer e culpa em ambos os sexos. No entanto, as mulheres são mais propensas a dizer que se sentem culpadas do que os homens, e os millennials mostram mais culpa do que as gerações mais velhas.

A Ipsos identificou ainda que as mulheres estão mais aptas a comprar para si mesmas do que os homens. Os compradores de luxo masculinos têm 20% mais chances de comprar produtos ou experiências para compartilhar com outras pessoas.

Os homens também demostram mais orgulho em comprar luxo do que mulheres. Entre os homens da geração millennial, 34% tendem a escolher produtos premium em vez de opções de massa para itens de uso diário, e estão dispostos a fazerem trocas em quase todas as categorias.

Os estereótipos sobre o comportamento de compra de homens e mulheres estão caindo, pois a pesquisa apontou que, atualmente, os homens compram com mais frequência do que as mulheres.

O luxo está evoluindo e metade dos entrevistados acredita que hoje já é muito diferente do que há cinco anos. O negócio se tornou mais inclusivo e democratizado. Os consumidores são menos aptos a definir luxo por preço, abrindo oportunidades para rótulos e bens mais acessíveis. “São as qualidades emotivas que impulsionam a experiência de luxo”, disse Baer. “Por outro lado, o premium é muito mais racional e tangível. Mas, ao mesmo tempo, não é necessariamente luxo ”.

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