WGSN lista quatro novos perfis de consumidores e aponta estratégias de como ajustar o negócio para atendê-los
Por Erica Mendes
A pandemia da Covid-19 se arrastou por muito mais tempo do que se imaginava em março de 2019, alterando tanto o nosso estado emocional quanto a nossa saúde mental. Se um lado fomos afetados pela percepção do tempo e nos sentimos anestesiados, por outro estamos mais esperançosos e com motivações mais cautelosas.
Toda essa revolução comportamental moldou novos perfis de consumidores e fez com que novos sentimentos passassem a prevalecer no mundo. E com isso, a percepção das pessoas em relação a produtos e experiências também mudou, redefinindo seus hábitos e suas prioridades de compra.
Para ajudar as empresas a reverem suas estratégias de negócio e assim poderem se antecipar e entregar produtos que, de fato, despertarão o interesse, a WGSG, autoridade global em previsão de tendências, divulgou o seu relatório ‘Future Consumer 2023’, com quatro novos macro perfis de consumidores.
1. Antecipadores
Os Antecipadores foram afetados pela percepção do tempo, carregam fadiga emocional e a incerteza econômica para o futuro. Eles desejam estabilidade, segurança e conforto e precisam de interferências otimizadas.
Estratégia: invista em inovações do varejo, como dispositivos de reabastecimento na loja, assinaturas, vendas antecipadas e sob demanda, lançamentos semanais, novos modelos de desconto e programas de fidelidade.
2. Novos Românticos
Uma rotina de trabalho mais pesada (ainda que isso não fosse uma vontade) e um desejo profundo de se reconectar às emoções caracteriza os Novos Românticos. Eles desejam um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, não querendo viver como antes ou durante a pandemia. Com o trabalho remoto se estabelecendo, eles estão fugindo das metrópoles em direção a áreas rurais, redefinindo o seu conceito de comunidade.
Estratégia: ofereça produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais sólidos com seus mundos interiores e exteriores. Para isso, use materiais naturais e crie produtos sustentáveis que ofereçam momentos sensoriais, estimulem os rituais e ampliem o bem-estar.
3. Condutores
Além de serem extremamente resilientes, os Condutores destinam sua energia a diversas atividades simultâneas e estão ávidos em busca de crescimento. Eles não têm medo de riscos e buscam experiências excitantes, que despertam os sentidos. São multidimensionais e multitalentosos, abrindo espaço para uma nova onda de carreiras não lineares.
Estratégia: invista em novas experiências, aventuras virtuais e mundos alternativos. Explore o varejo gamificado, o comércio ‘e-terativo’, as iniciativas de metaverso e o ‘terceiro espaço’, onde o consumidor possa se comunicar, se divertir, comprar, aprender e trabalhar.
4. Inconformados
Impulsionados pela indignação de 2020 e pela falta de assistência de instituições e do governo, os Inconformados assumem para si o desafio de construir um mundo mais igualitário para todos. Eles usam a tecnologia e o apoio dos colegas para reconstruir o mundo, enfatizando a importância do comércio local circular, de ser autossuficiente e de proteger recursos financeiros e ambientais. Em 2023, a cultura do cancelamento deverá focar na diversidade, já que este grupo apoia comunidades e empresas que fomentam a diversidade.
Estratégia: invista em ações inspiradoras, progresso contínuo e mudanças de longo prazo. Desenvolva produtos transculturais, incorpore os saberes indígenas, implemente uma cadeia de produção ética, seja transparente e desenvolva marketplaces de venda direta ao investidor.