FENINJER+

Para brasileiras, marcas precisam se inspirar mais na realidade

Para brasileiras, marcas precisam se inspirar mais na realidade

Para brasileiras, marcas precisam se inspirar mais na realidade

Em pesquisa da consultoria Kantar, 62% das entrevistadas gostariam de se ver representadas em situações reais do dia a dia

Por Marina Filippe

Propagandas podem mostrar mais a realidade (Getty Images/Reprodução)

Uma pesquisa da consultoria de Kantar perguntou para 2.000 brasileiros o que as marcas podem fazer para representar melhor as mulheres.

Para 61% deles, independentemente dos gêneros feminino e masculino, elas precisam tratar as mulheres com respeito e precisam ouvir e pôr em prática as opiniões delas.

Além disso, 62% das entrevistadas gostariam de se ver representadas em situações reais do dia a dia. Apenas 48% dos homens concordaram com essa afirmação. “Isso mostra que o público masculino ainda gosta de ver uma mulher idealizada”, afirma Valkiria Garré, presidente de insights da Kantar.

Foi perguntado também quais setores impulsionam mais para a igualdade entre homens e mulheres. Para mais de 60% dos brasileiros os setores de beleza e moda estão fazendo o seu papel em impulsionar a igualdade entre esses dois gêneros. Já o setor automobilístico e as cervejarias ainda precisam melhorar o seu trabalho – menos de 45% dos entrevistados acreditam que eles estão fazendo sua parte nesse sentido.

Para se conectar com as mulheres as marcas precisam não apenas pregar a diversidade, mas também seguir esses preceitos internamente. “É importante trazer as mulheres a bordo de toda a empresa para que a própria equipe possa ter empatia com as mulheres consumidoras. Isso se aplica especialmente às comunicações: trabalhar na construção de comunicações criadas por mulheres, para mulheres. Então é muito importante terem mulheres em cargos de liderança”, afirma Valkiria.

A executiva também dá dicas de como as marcas podem atuar:

• Dê visibilidade às mulheres que tinham sido esquecidas ou intencionalmente excluídas da história

• Crie conexões na vida real entre mulheres verdadeiras e diversas

• Vá além da diversidade mostrando casos existentes de mulheres empoderadas que possam servir de inspiração para outras

• Mostre as mulheres tal e como elas são, sem julgamentos e nem censuras sobre como deve ser o seu comportamento

• Amplifique as vozes daquelas que estão mudando o mundo com novos pensamentos e visões

• Dê o poder para as próprias mulheres transformarem aquilo que é verdadeiramente importante para elas, quebrando os tabus e ignorando as convenções de categoria para inovar de verdade.

“Marcas que abraçam a pluralidade da mulher acabam se conectando emocionalmente com esse público, criando uma resposta mais positiva às suas comunicações”, afirma.

Fonte: Exame

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima