FENINJER+

Pérolas eternizadas: as clássicas pedras caem no gosto da geração Z

Pérolas eternizadas: as clássicas pedras caem no gosto da geração Z

Pérolas eternizadas: as clássicas pedras caem no gosto da geração Z

A tendência de adotar as pérolas em acessórios e roupas ganhou força entre os jovens e foi batizada de pearlcore. Descubra como apostar no estilo atemporal e refinado

Por Iara Pereira*

Em 2022, o mundo fashion deverá adotar detalhes perolados em roupas e acessórios. A previsão foi um dos destaques no relatório de tendências realizado pela plataforma Pinterest. A trend ganhou o nome de pearlcore, que se traduz livremente como pérolas no núcleo, no centro de tudo.

E as pérolas realmente estão em tudo este ano! Nas alças das bolsas, em vestidos bordados e sapatos com aplicações, que se unem aos clássicos colares, brincos e pulseiras com as tradicionais pedras para compor os looks em alta da temporada.

Clássicos esses que foram popularizados e eternizados por Coco Chanel. A criadora da grande maison francesa utilizava diversas bijuterias no começo da carreira, como conta João Braga, professor de história da moda na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Segundo ele, as pérolas sempre existiram, primeiramente em técnicas muito antigas da joalheria bizantina. E, desde sempre, foram concebidas como acessórios para os ricos, devido à raridade do material e ao processo demorado de produção, que dura em média três anos. “Quem vai democratizar o acessório é Coco Chanel, na década de 1920. Hoje, existe a joalheria Chanel, mas, quando a carreira dela começou, eram pérolas falsas no lugar das pedras verdadeiras e correntes douradas, no lugar das de ouro”, explica João Braga.

Gabrielle “Coco” Chanel logo se tornou um grande ícone da moda e suas pérolas, agora verdadeiras, alcançaram o espaço destinado aos clássicos. Nas décadas de 1920 e 1930, a pedra esteve muito presente nas produções fashion. Um período de menor destaque ocorreu durante os anos 1960 e 1970, quando a moda hippie era mais popular. As pérolas, porém, nunca deixaram de ser o acessório favorito de quem busca acrescentar feminilidade aos looks.

Essa beleza atemporal proporcionou que a pedra ganhasse uma nova cara, em 2022, com a tendência do pearlcore: as fashionistas estão associando o ar refinado das pérolas em looks despojados de streetwear.

As pérolas também não ficaram de fora das passarelas. Nas últimas semanas de moda do ano, que desfilam as coleções de primavera e verão das grifes, as pedras foram muito utilizadas entre roupas e acessórios. Os grandes estilistas quiseram trabalhar com as peças desejadas pela geração Z.

Esse desejo é inspirado por artistas jovens que tornaram os colares de pérola peças-chave de seus looks, como é o caso do cantor Harry Styles, sempre combinando o colar com um mix de acessórios
coloridos, em videoclipes e eventos. O objetivo do cantor é acrescentar um ar de delicadeza ao visual e representar uma masculinidade sem preconceitos por meio desses detalhes.

Quem também não dispensou as pedras foi a atriz Barbie Ferreira, que em seu primeiro baile do Met Gala usou um vestido feito inteiramente de pérolas, com colares e acessórios de cabelo do mesmo material. O resultado foi um look refinado, que ganhou espaço entre os favoritos dos especialistas em moda.

Parte da vantagem de usar pérolas é que elas não exigem um estilo específico para funcionar. Seja no minimalismo, como o de Harry Styles, seja no exemplo maximalista de Barbie Ferreira, há uma opção de pearlcore para cada um. “A geração Z busca trazer a pérola com uma cara mais autoral, mais original. Não é sempre o colarzinho da vovó. É você partir dessa peça clássica para criar
outras”, explica Vera Pessoa, mentora em tendências na área de joias e bijuterias.

Como combinar

Segundo Vera Pessoa, não há restrições para os looks perolados. Versáteis, elas combinam com todos os tipos de tecido e cores. “Algum tempo atrás, era parte da moda punk em Londres usar um colar de pérolas com as roupas pretas e coturnos. Nos trabalhos atuais de pearlcore, a pérola se sobressai. São peças com pouco metal, para dar destaque à própria pedra”, descreve a especialista.

Nas montagens mais contemporâneas, as pérolas são destaque nos cabelos, nos calçados, na alça de bolsa. Ainda vale brincar com os tamanhos das pedras e misturá-las com outros colares, de metal, miçanga ou outros materiais.

O pearlcore é uma estética atemporal, por isso é fácil investir nos acessórios e peças perolados, que você pode utilizar por toda a vida! E se quiser se aventurar, ainda pode fazer suas próprias peças. Utilizando principalmente as pérolas de plástico, vários internautas oferecem, nas mídias sociais, tutoriais para colares, bolsas e tops. “É um material com resultado sempre adorável, então é divertido usar em tudo que você conseguir. Onde der para passar a pérola e amarrar, pode usar! Sempre vale a pena dar cara nova a um material que é eterno”, acredita Vera Pessoa. 

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte para o Correio Braziliense

 

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima