Por Débora Rodrigues
A pesquisa The Knot’s 2017 Jewelry & Engagement Study, realizada pelo maior site de planejamento de casamentos, o The Knot, mostrou que os futuros noivos estão gastando significativamente mais dinheiro e tempo em sua compra do anel de noivado do que faziam há cinco anos. O valor médio que pagam pela aliança subiu 25% desde 2011 chegando a US $ 6,351 este ano, acima dos US $ 5.095 registrado em 2011.
O relatório pesquisou mais de 14 mil noivas, mulheres recém-casadas e casadas dos EUA para descobrir as tendências e hábitos de gastos financeiros de casamentos na América. A busca do anel perfeito é meticulosa: as mulheres experimentam, em média, 26 anéis antes de fazer uma compra. Cerca de 72% dos noivos relataram enfrentar desafios durante o processo de compra, principalmente porque tinham dúvida se faziam um bom negócio ou não tinham um bom conhecimento da terminologia do diamante.
A maioria dos noivos, 70%, contou que decide sobre o orçamento do anel por conta própria, enquanto 8% ouvem seu parceiro e 29% gasta mais do que o planejado na joia. “Estamos vendo os noivos usar mais tempo e esforço para fazer a proposta perfeita, bem como escolher um anel de noivado que eles sabem que seu parceiro vai adorar”, disse Kristen Maxwell Cooper, editora do The Knot.
A pesquisa mostra que há também um aumento nas compras de anéis de noivado online (14%). Enquanto a maioria dos noivos (86%) continua a comprar esse tipo de joia nas lojas – com quase metade (45%) preferindo comprar de um joalheiro local ou independente – 14% dos noivos compraram o anel de noivado na web, ante 10% em 2011. Os motivos dados pelos noivos que compraram usando a internet foram achar melhores preços on-line (63%), encontrar o anel perfeito ao navegar on-line (45%), a conveniência (40%) e a possibilidade de ter um anel personalizado (29%).
Quanto às especificações de diamantes, a pedra média do centro da joia era de 1,2 quilates, com o peso total médio de quilates para os anéis chegando a 1,8 quilates. Entre as noivas e os noivos, as considerações mais importantes foram o corte e a forma da pedra, seguidos pelo estilo e configuração do anel e depois a qualidade da pedra, disse a pesquisa. As pedras circulares são a forma mais popular, atraindo 52% dos entrevistados.
Os dados do The Wedding Report, outro relatório sobre os hábitos de gastos nupciais, mostraram uma despesa muito mais baixa: os casais gastaram uma média de US $ 3.399 em um anel de noivado no segundo trimestre de 2017, abaixo de US $ 3.406 no primeiro trimestre.