Por Erica Mendes
Depois de Conectar e Desconectar é a hora de Reconectar. A última macrotendência para a Primavera-Verão 2017/18 da pesquisa do SENAI Mix Design evidencia a tecnologia, a mistura de materiais e os significados.
Do excesso ao desapego, chega o momento da calmaria, da conscientização. É preciso reconectar, mas de forma mais positiva e inteligente.
Neste sentido, a tecnologia surge como forte aliada na joalheria, tanto na inovação de produto, quanto na forma de se relacionar com o cliente. O design busca inspiração nos traços clássicos e adiciona uma pitada tecnológica fazendo uma reinvenção do passado que resulta em algumas revoluções, como as joias de ouro e de rutênio, por exemplo. A tecnologia ainda permite uma infinidade de possibilidades para aproximar o cliente da marca, principalmente os millennials que não se motivam em fazer compras nas lojas físicas tradicionais. O cliente pode não estar vestindo a joia 24 horas por dia, mas ele pode contar mais sobre a sua peça a alguém com a ajuda de um aplicativo que traz o seu storytelling.
A mistura do ouro com outros materiais não tão nobres e com os recicláveis levanta a bandeira da reutilização e do respeito ao ambiente. As catástrofes naturais são um exemplo de que é preciso reconstruir para seguir, no entanto, essa reconstrução é mais consciente. Uma reforma, uma nova joia com uma gema descravada de uma peça antiga ou com várias possibilidades de uso, por exemplo, é mais do que cool. A mistura também é válida entre as preferências pessoais, em sinal de respeito a si mesmo. Portanto, é igualmente cool exibir com tranquilidade e segurança o uso de um par de brincos descoordenados.
E, por fim, a exaltação dos significados está associada à uma das palavras mais buscada no Google nos últimos seis meses: otimismo. O cenário de incerteza e os momentos difíceis conduz o consumidor ao apego nos elementos de forte conteúdo simbólico e emocional. E a joia é um objeto que se sobressai frente a outros, pois é carregada de simbolismo e de significados. O destaque fica por conta das peças religiosas e místicas numa tradução de fé e de proteção e das emocionais que relembram viagens e choques culturais numa releitura da geometria e dos elementos étnicos.
Veja na nossa galeria as joias da reconexão, que tem cores mais vivas – com forte presença do cinza e do metal polido em analogia à tecnologia.