Tecnologia torna joalheria cada vez mais próxima do consumidor
Por Débora Rodrigues
Tanto empresas quanto consumidores estão de olho no aumento das coleções de marcas de joias. Em tempos globais, espera-se que novos projetos estejam rapidamente disponíveis nas prateleiras e cruzem todo o mundo. Basicamente, novos conceitos e designs são levados até a sua porta a cada dia. A ascensão e a facilidade de uso da tecnologia trouxeram mudanças necessárias no mercado de joias e os clientes percebem a disponibilidade, o design e a facilidade para compra de joias.
Anualmente o mercado de joias cresce numa média entre 4% a 10%, especificamente o mercado online. Com isso, surgem ofertas mais modernas de design e desenvolvimento de itens de joias mais exclusivos. Essas ferramentas estão tornando mais fácil do que nunca para os consumidores on-line não apenas encontrar o que desejam, mas até mesmo personalizá-los para que obtenham exatamente o que estão procurando. O Ring Builder, por exemplo, é uma ferramenta que permite que os compradores desenvolvam um anel de noivado de acordo com suas preferências ou gostos pessoais. Mas isso não para em anéis de noivado de alta qualidade. Os consumidores podem agora personalizar quase tudo: anéis, colares, pulseiras mais comuns, alterando corte, cor, quilate, configurações e muito mais.
As ferramentas que permitem aos consumidores personalizar o que estão procurando ajudam os varejistas e as lojas a não só movimentar seu estoque de produtos, mas também aprimorar a experiência para os compradores, levando a uma maior fidelidade e retenção.
Longe vão os dias em que era preciso visitar joalherias para comprar um presente para alguém especial. À medida que a Internet se espalhou, os consumidores ficaram mais e mais confortáveis comprando itens caros on-line. Onde antes havia ansiedade e talvez um pouco de dúvida, os consumidores substituíram-no por um entusiasmo por conveniência e economia. Comprar on-line é uma ótima opção. Com apenas alguns cliques do mouse, é possível ter uma peça de joalheria projetada individualmente, tão exclusiva quanto a pessoa que a compra.
Joias com propósito
Com tecnologia de ponta, os fabricantes de joias estão começando a reconhecer isso e estão atendendo a uma necessidade crucial: joias que não apenas parecem bonitas, mas também servem a um propósito. Alguns anéis e pulseiras inteligentes agora podem ser conectados a dispositivos portáteis, permitindo a você rastrear toda a sua atividade física – como frequência cardíaca, passos, calorias gastas, consumo diário, entre outras informações – até atender um telefonema enquanto se locomove.
Outro avanço tecnológico que trouxe desenvolvimento para o setor joalheiro foi a combinação de impressão 3D e CAD, ou design auxiliado por computador. Seus benefícios são ilimitados – correções fáceis de uma quantidade incrível de detalhes, tempos de produção mais rápidos e muito mais. O aumento da impressão e fundição de cera perdida ajudou os fabricantes a criar joias em cobre, ouro, bronze, prata e latão.
Com a tecnologia impressa em 3D, os clientes podem até participar do processo de criação e design, tornando a experiência de compra mais emocionante e pessoal. Poliamida, alumina, cerâmica, borracha e metais – os materiais são quase tão ilimitados quanto as opções de design. A tecnologia pode ajudar os joalheiros a criar peças mais personalizáveis e preços mais baixos.
Embora os lasers já existam há algum tempo, grandes avanços na tecnologia estão trazendo novas soluções para a indústria de joias todos os dias. Essa tecnologia é usada para soldagem, corte e decoração, por exemplo. O laser abriu vários projetos interessantes que atendem às necessidades e desejos de todos. Graças à sua funcionalidade, os designs de joias estão em constante mudança e progresso.
E quando se trata de segurança e anti-roubo, os lasers estão progredindo onde outras tecnologias falharam. A capacidade de esculpir microscopicamente números de identificação ou outros marcadores de identificação diretamente em diamantes e outras gemas preciosas significa que agora é muito difícil fazer uma rápida em joalheiros.
Já a eletroformação é outro avanço tecnológico imprescindível no mercado de joalheria que permite aos artesãos criar um design de metal leve, porém forte. Este processo cria uma pele grossa de prata ou ouro, que permite a produção de peças leves. É frequentemente usado para brincos.
Existem vários tipos de eletroformação. Os tipos ouro e prata são feitos em numerosas ligas em um banho eletrolítico pedregoso, enquanto a eletroformação de platina requer um banho aquecido e platina pura e pura.
É fascinante ver como a tecnologia moderna está mudando todos os elementos da indústria de joias. Com o passar dos anos, podemos esperar mais inovações que mudarão continuamente – esperamos que para melhor – a experiência do comprador e do vendedor.
A combinação desses desenvolvimentos torna altamente possível evitar os projetos convencionais. Isso, por sua vez, permite que os consumidores personalizem peças de acordo com suas especificações. A utilização da tecnologia é mais do que capacitar os clientes – é também livrar-se das fronteiras físicas do processo de elaboração e design para permitir peças originais, leves e econômicas.