A tecnologia oferece cada vez mais recursos para colocar as joias mais próximas do consumidor
Gabriel Moura
Especialistas do setor se reuniram em um fórum durante o evento Hong Kong International Jewellery para discutir como a nova tecnologia está mudando diferentes aspectos da indústria de joias, incluindo design, manufatura, marketing e varejo, e o que as tendências indicam para a próxima década. Falando no seminário, Thomas Ng, Membro Principal da Associação Internacional de Profissionais de Planejamento de Joalheria e representante da produtora de software francesa 3DESIGN explicou que as aplicações CAD e CAM só ganharam uma posição importante na indústria de joias a partir de 2013. ”Quebramos a barreira da distância, pois esses programas permitem que se conclua um projeto em uma hora em vez de 10 dez dias e seja imediatamente liberado em todo o mundo ”, acrescentou Thomas Ng.
Robin Wang, co-fundador da Jiangsu Totus Technology Co. Ltd, explicou: “No nível industrial, o desenvolvimento avançado da impressão 3D na indústria de joias beneficiou amplamente os joalheiros nas áreas de produção de protótipos e produção em massa. O principal benefício é produção rápida”, disse ele, acrescentando que as novas tecnologias de impressão reduziram o ciclo de fabricação, permitindo maior precisão e resultando em tempos de entrega mais rápidos.
Além disso, Andrew Loo, fundador da La Salle de Fabrication, disse o seminário audiência que sua empresa de fabricação desenvolveu um aplicativo móvel personalizado, que permite aos consumidores projetar sua própria joalheria acessível e exclusiva.
Li Sha, diretor de operações da Tencent Smart Retail, explicou como a companhia usa inteligência artificial (IA) e big data para ajudar joalherias individuais e redes varejistas a desenvolver um negócio inteligente, com uma variedade de ferramentas que facilitam as vendas, incluindo pagamento WeChat, verificação de código QR e tecnologia de reconhecimento facial.
A Tencent também pode ajudar pequenos varejistas a desenvolver mini-aplicativos e usar a plataforma WeChat para se conectar com seus membros, oferecendo promoções online para combinar os negócios on-line e off-line do varejista, acrescentou. Com isso, a tecnologia tem sido uma facilitadora dentro da indústria joalheira, que conta com cada vez mais recursos para colocar as joias mais próximas do consumidor.