Por Débora Rodrigues
Investir para a solidez de sua marca é uma boa estratégia para atravessar gerações. Empresas sólidas passam por décadas e conseguem ser lembradas. E no mercado de luxo, onde a concorrência é acirrada, as joalherias Rolex e Tiffany vêm se destacando. Apesar de clássicas, elas começam a conquistar o favoritismo entre o crescente segmento de consumidores da geração Millenium, de acordo com um estudo de pesquisa do consumidor realizado pela MVI Marketing LLC (MVI), em novembro.
“Neste estudo, pedimos aos consumidores ricos e jovens dos EUA para escolher suas marcas de luxo favoritas em segmentos de categorias-chave”, afirmou Liz Chatelain, presidente da MVI. As categorias de produtos pesquisadas neste estudo incluíram: Moda (vestuário), Sapatos, Bolsas, Jóias, Relógios, Hotéis, Automóveis e Óculos.
A pesquisa ouviu cerca de mil consumidores, de 25 a 40 anos, com renda acima de US $ 80 mil. Entre as marcas de jóias, a Tiffany ficou com o primeiro lugar, seguido por Cartier, Pandora, Chanel, Gucci, Harry Winston, Bulgari, David Yurman, Hermès e Tacori. E quando pediram referência a marcas de relógios favoritas, os entrevistados escolheram Rolex, seguidos por Apple, Omega, Cartier, TAG Heuer, Piaget, Patek Philippe, Breitling, Jaeger-LeCoultre e Chopard.
O presidente observou que em categorias como hotéis e bolsas não havia referências tão claras. E conclui que a lembrança de algumas marcas reflete sua capacidade de conversar com consumidores mais jovens. Ele diz que isso contém certas lições para a indústria da jóia: “Não basta procurar formas tradicionais de marketing, mesmo que tenham sido bem-sucedidas no passado”. E prediz que essa geração pesquisada ser tornará a força dominante no mercado de luxo.
A MVI conduziu esta pesquisa on-line de 20 a 22 de novembro. Com este estudo e relatório, a MVI lançou o LuxConsumer, um novo serviço de pesquisa que ajuda as marcas de luxo a entender e se comunicar melhor com os consumidores de luxo mais jovens.