Pesquisa com mais de 1 mil usuários revela insights de como usar a rede social como ferramenta de atração
O mundo todo tem observado o crescimento exponencial do TikTok, e no Brasil não é diferente. Para entender as dinâmicas da plataforma e trazer insights, a Opinion Box entrevistou mais de 1 mil usuários brasileiros e trouxe os melhores caminhos para usar a rede social como uma ferramenta de atração.
1. Engajamento e crescimento de usuários
Uma das constatações é que a maioria dos usuários é bastante engajada, com 8 em cada 10 acessando o aplicativo pelo menos uma vez por dia. Além disso, cerca de 40% dos entrevistados aderiram ao TikTok no último ano, revelando um fluxo constante de novos membros. E a tendência é que muitos aumentem sua presença na plataforma, com 1 em cada 3 planejando passar mais tempo no TikTok.
- Brasileiros amam o TikTok! 80% dos usuários abrem o app pelo menos uma vez por dia;
- 40% entraram no TikTok no último ano, mostrando que a plataforma está crescendo muito rápido;
- Humor e descontração são os tipos de conteúdo favoritos (54%);
- A noite é o horário de maior uso do TikTok (34%).
Os dados também mostram que os usuários têm uma variedade de hábitos de uso. Afinal, a maioria acessa o aplicativo várias vezes ao dia, enquanto as postagens são menos frequentes — grande parte faz isso semanalmente ou raramente.
2. Compras no TikTok
A pesquisa também revela a receptividade dos usuários às marcas na plataforma, com 1 em cada 3 usuários já comprando algo que conheceu no TikTok. No entanto, há alguma ambivalência em relação aos anúncios, com quase metade dos usuários afirmando que veem anúncios irrelevantes para eles.
- O TikTok já influencia compras, já que 33% compraram algo que viram na plataforma;
- Influenciadores também têm impacto, com 4 em cada 10 usuários já compraram algo indicado por um influencer;
- Há 69% dos usuários entre 16 e 29 anos seguindo influenciadores exclusivamente na plataforma;
- 62% dos usuários seguem influenciadores no TikTok, principalmente pelo estilo de produção da plataforma (45%);
- Anúncios dividem opiniões, uma vez que 34% os acham interessantes e outros 34% irritantes;
- 48% dos usuários veem anúncios como irrelevantes;
- A maioria prefere assistir a conteúdos da aba “For You” (41%).
3. Plataformas de vídeos concorrentes
O surgimento de funcionalidades similares em outras redes sociais é notável, com 37% dos usuários do TikTok preferindo consumir vídeos curtos no Instagram. No entanto, o TikTok continua sendo a plataforma líder para esse tipo de conteúdo (39%) — Kwai (12%) e YouTube Shorts (12%) ainda têm pouca relevância.
A pesquisa ‘Pesquisa TikTok no Brasil’ pode ser acessada na íntegra aqui.*Com informações do E-Commerce Brasil