Saiba tudo sobre os significados do anel na mão direita
Débora Rodrigues
Mulheres independentes gastam seu próprio dinheiro em extravagantes anéis de diamantes ou pedras preciosas para orgulhosamente exibi-los nas mãos certas. E quais são os anéis para serem usados na mão direita?
Alguns anéis da mão direita são chamados de anéis de coquetel. Estes são marcantes por terem pedras preciosas coloridas e ousadas, justamente para não sendo confundidos com uma peça de noivado ou aliança de casamento. A compra da joia também é significativa e podem marcar um aniversário importante, uma conquista profissional ou até mesmo um divórcio.
A melhor coisa sobre os anéis da mão direita é que não há regras. Algumas mulheres usam solitários de diamante, enquanto outras, um anel de cocktail extravagante ou um conjunto de joias com sua pedra que representa o seu mês de nascimento.
Em qual dedo usar?
Novamente, assim como no estilo do anel, não há regras rígidas de em qual dedo da mão direita usá-los. Com a tendência da joalheria para o empilhamento lateral, não é incomum ver mulheres usando um ou dois anéis em cada dedo, do mindinho ao polegar.
Tradicionalmente, cada dedo tinha seu próprio simbolismo, com o dedo indicador reservado para anéis de filiação, como aqueles que ostentam um brasão de família, e um anel de polegar sendo visto como um sinal de riqueza e poder. Um anel usado no mindinho direito também pode indicar status profissional, já que esses anéis são frequentemente oferecidos aos graduados.
Como você usa anéis da mão direita?
Nos países ocidentais a mão direita é frequentemente reservada para jóias ousadas e grandes, como os anéis de coquetel. Como a maioria das pessoas é destra, usar uma peça nesta mão aumentará sua visibilidade, tornando-a mais visível para outras pessoas. Com anéis de design mais minimalista, usá-los empilhados verticalmente em um dedo ou espalhados por toda a mão é um estilo considerado elegante.
Algumas mulheres também escolhem usar seus anéis no dedo anelar da mão direita. Estes anéis geralmente trazem diamantes em um círculo completo ou meio círculo e são dados de presente para marcar uma ocasião como um aniversário de casamento ou o nascimento de uma criança. Tradicionalmente, eles são usados no dedo anelar da mão esquerda entre ou acima do anel de noivado e da aliança de casamento. No entanto, algumas mulheres preferem usá-los em sua mão direita, porque é mais confortável ou simplesmente porque preferem o look.
O que os anéis do lado direito significam em vários lugares do mundo
Em países como o Reino Unido e nos EUA, onde o dedo anelar esquerdo tende a ser reservado para símbolos de amor e comprometimento, usar essa peça na mão direita deixa claro que este não é um anel de noivado. O conceito da década de 1920 de que um anel usado na mão direita diz “eu” enquanto a mão esquerda representa “nós” ainda ressoa nas mulheres atuais.
Em 2003, a De Beers lançou sua campanha “Levante sua Mão Direita”, direcionada a mulheres com dinheiro suficiente para comprar um anel de diamante para si. A campanha, com linhas de captura como “Sua mão esquerda balança o berço. Sua mão direita governa o mundo ”, foi um sucesso, aumentando as vendas de anéis de diamantes não-nupcial em 15%.
No entanto, enquanto um anel da direita pode significar a independência econômica de uma mulher, também pode significar simplesmente que a jóia é uma herança de família, como um anel de noivado que foi passado de gerações anteriores.
Em vez de usar alianças de casamento em suas mãos esquerdas, os casais de gays e lésbicas costumam usar anéis em suas mãos certas. Dentro de suas comunidades, esses anéis destros tornaram-se indicadores instantaneamente reconhecíveis de relacionamento ou estado civil.
Anéis de casamento da direita
Se alguém tem a impressão de que ter uma aliança de casamento na mão esquerda é uma maneira segura de determinar o estado civil de alguém, deve pensar novamente. A tradição de usar anéis de noivado e alianças de casamento no dedo anelar esquerdo não é a mesma em todo o mundo.
Em países como Alemanha, Áustria, Noruega, Dinamarca, Grécia, Rússia, Espanha, Colômbia e Polônia é costume usar alianças de casamento na mão direita. No Brasil, Turquia, Líbano e Síria, elas são usadas na mão direita até o casamento quando são trocadas para a esquerda. A tradição alemã é o inverso disso, com o anel de noivado migrando da mão esquerda para a direita depois que um casal amarra o nó.
Existem inúmeras variações em todo o mundo. Na China, por exemplo, a noiva usa a aliança na mão direita, a chamada “mão de trabalho”, para significar que ela está no comando da casa, enquanto o noivo usa a sua na mão esquerda.
Hoje em dia, a decisão é ditada pela escolha e preferência pessoais, tanto quanto pela tradição. Por exemplo, se uma noiva é destra, ela pode preferir usar o anel de noivado em sua mão esquerda para não atrapalhar a vida diária.
A tendência de usar anéis na mão direita pode ser a desculpa perfeita para desfrutar de uma joia espetacular. Vamos buscar algumas inspirações entre nossas joalherias? Mostramos algumas joias cheias de charme e estilo para serem usadas não importa em qual mão.