4 aprendizados da área de recursos humanos com a pandemia

De inclusão à tecnologia, os gestores têm muitas lições para o futuro

Por Alexandre Pellaes*

Trabalho foto criado por freepik – br.freepik.com

Não tem como negar que surgiram muitos desafios para colaboradores e gestores(as) na pandemia. E é importantíssimo olhar com atenção para os contratempos e as novas relações para não perder os aprendizados!

Uma pesquisa da ‘Great Place to Work’ mostrou que problemas com a comunicação interna foram apontados por 54% das empresas pesquisadas, e desafios com a mentalidade da liderança são citados por 53% delas.
Nesse contexto, algumas lições podem ser tiradas para os gestores(as) de recursos humanos, visando construir um futuro mais humanizado, flexível e aliado às tecnologias.

1. Flexibilidade é inclusão

A pandemia ressaltou a desigualdade. Enquanto muitos tiveram o privilégio do trabalho remoto, outros tiveram de se deslocar todos os dias. Além disso, muitas pessoas não tiveram a estrutura necessária em casa, afinal, não é só mesa e cadeira.
Uma das lições para o RH é deixar de olhar a equipe de maneira genérica e tratar cada caso individualmente. A humanização do contato gera inclusão e faz diferença na atração e retenção de colaboradores.

2. Gestão focada em pessoas

A pandemia provou que as organizações dependem muito que as pessoas estejam felizes e em boas condições de trabalho. O lucro é resultado do trabalho dessas pessoas. Quanto mais engajadas, melhor.
Para o futuro, a lição é estabelecer processos transparentes e dedicar atenção à satisfação e condições de trabalho. Reter pessoas é menos custoso que lidar com demissões, admissões e treinamentos.

3. Liderança acessíveis

Os colaboradores confiam mais em lideranças acessíveis. E essa confiança gera engajamento motivação e resolução de conflitos.
Os conflitos do trabalho remoto foram, em grade parte, resultado de problemas de comunicação entre líderes e liderados. O RH pode implementar diferentes ferramentas de comunicação, permitindo uma relação mais próxima da liderança em qualquer modelo de trabalho.

4. Tecnologia pode ser a solução

A tecnologia foi a principal responsável por oferecer soluções em tempos pandêmicos. Comunicação entre equipe, com os clientes, processos internos…. para todos os desafios uma solução tecnológica pode ser encontrada.
A tecnologia é uma grande aliada na solução para problemas da organização. É preciso confiar nela, estabelecê-la como um processo estruturado e oferecer treinamento para todos.

*Alexandre Pellaes é especialista em modelos de gestão e futuro do trabalho. É professor na PUC e na Fundação Dom Cabral, colunista da UOL e sócio da startup 99jobs.

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