5 dicas para engajar o público no Instagram

Sendo a quarta rede social mais usada no Brasil, com mais de 105 milhões de usuários, o Instagram se configura como um canal de comunicação extremamente importante para as empresas

Por Erica Mendes

Foto por: lookstudio em freepik.com

‘O Instagram é a rede social mais importante do momento’. Muitos podem não concordar com essa afirmação de muitos especialistas de marketing, mas não há como negar que uma parcela considerável dos seus clientes em potencial está lá!

Segundo um levantamento realizado em outubro deste ano pelo Statista, site que identifica dados sobre o uso de redes sociais, o Instagram é a quarta rede social mais popular do mundo, com mais de 1,3 bilhões de usuários. No Brasil, o report da We Are Social e da Hootsuite indica que são 105 milhões de usuários, sendo a quarta rede social mais usada no país, depois do Facebook, Youtube e Whatsapp.

Esses números tornam o Instagram uma ferramenta extremamente importante para as empresas. Se o seu negócio ainda não está lá, deveria estar. Se está, mas não é ativo, é necessário rever sua política de comunicação. E se as estratégias não estão dando certo, está na hora de repensá-las.

Para ajudar sua marca a engajar o público no Instagram, listamos 5 dicas da Dayanne Ribeiro, influencer com mais de 865k de seguidores no perfil @coisasdenany:

1. Produza conteúdos que agreguem valor/aprendizado na vida do público
Normalmente, as pessoas entram no perfil por uma razão superficial (viu no explores ou recebeu indicação de um amigo) e ficam pela impressão própria de que seu @ tem conteúdo relevante e será porta de conhecimento para elas.

2. Seja transparente
Evite temas que você não domina e invista nos que você conhece bem.
O público costuma reproduzir muito do que é divulgado e passa a questionar quando algo não dá certo. Fuja de aventuras!

3. Compartilhe sua rotina
Se você gosta de postar discas práticas como, por exemplo, a harmonização entre diferentes joias, faça! No entanto, não deixe de compartilhar seu dia a dia ou o que está rolando na loja. Todo mundo gosta de ver que na sua ‘casa’ também tem dias bons e ruins e como você lida com isso.

4. Faça stories
Os stories são a porta de entrada do público no seu @. Procure estar sempre presente compartilhando o cotidiano (relevante) e avise quando algum imprevisto surgir.
Posicione as ausências, pois as pessoas entendem isso como aproximação e transparência.

5. Feed bonito
O feed é a vitrine da marca, que levará seu público para os stories. Manter ele harmonioso e atualizado passará melhor a mensagem da sua proposta. Evite fotos aleatórias (descontextualizadas) e mal tiradas (escuras, tremidas, câmera suja, fundo poluído).

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